Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Educação Física

Confira aqui questões de Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Educação Física para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II - A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III - No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

🧠 Mapa Mental

No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Motricidade global.

II - Motricidade fina.

III - Motricidade esférica.

🧠 Mapa Mental

No que se refere à ginástica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Pode ser competitiva ou não competitiva.

II - Não tem capacidade de melhorar o aperfeiçoamento mental.

III - O contorcionismo é uma modalidade estritamente competitiva.

🧠 Mapa Mental

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.

II - A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.

III - A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.

🧠 Mapa Mental

No que se refere ao jogo, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho.

II - No jogo, pode-se notar duas perspectivas: pode-se jogar competitivamente ou cooperativamente.

III - Independentemente de ser competitivo ou cooperativo, o jogo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.

🧠 Mapa Mental

Ainda no que se refere ao jogo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Em jogos competitivos, o professor não deve ressaltar a importância do outro e a valorização do ser humano.

II - A competição deve concentrar-se em atingir determinada meta, e não em prejudicar os competidores.

III - A competição é um elemento do jogo que deve sempre ser renegado.

🧠 Mapa Mental

No que se refere à dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano.

II - Vida, saúde, religião, morte, fertilidade são temas contemplados pela dança nas mais diversas culturas.

III - Uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir etc.

🧠 Mapa Mental

Ainda no tocante às lutas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A maioria dos professores de Educação Física não tem vivência com as lutas.

II - O professor precisa saber lutar para poder ensinar.

III - A pesquisa teórica pode fazer com que professores e alunos aprendem as lutas.

🧠 Mapa Mental

No que se refere à obra de DARIDO (A Formação do Profissional na Educação Física), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - No período de 1800-1995 ocorreu uma explosão no número de faculdades de Educação Física.

II - Até 1950, só havia dois cursos de Educação Física no Estado de São Paulo.

III - O currículo científico valoriza as subdisciplinas da Educação Física.

🧠 Mapa Mental

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.

II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.

III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.

🧠 Mapa Mental