Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Irati SC Contador

Encontre aqui questões Prefeitura de Irati SC Contador de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No que concerne a participação societária e sua contabilização, o Pronunciamento Técnico, CPC 18 (R2), estabelece a seguinte definição: "(...) contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida". Esta definição está diretamente associada a:
A equação exponencial C = 2 (x + 1) representa a progressão dos lucros acumulados de uma empresa, em milhões. Sendo X a quantidade de meses acumulados, qual será o lucro em um trimestre?

Leia o texto abaixo:

"§ 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar".

Pelo teor do texto, a citação acima é própria da:

Dos itens apresentados nas opções abaixo, identifique aquele que NÃO está diretamente relacionado aos objetivos de um Sistema de Custos:
Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação líquida patrimonial em:
I.Despesa Orçamentária Efetiva. II.Despesa Orçamentária Não Efetiva. III.Despesa Orçamentária Ordinária. IV.Despesa Orçamentária Extraordinária.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
Com relação aos preceitos estabelecidos no Código de Ética da profissão, indique a opção que NÃO corresponde a um dos deveres do contador:
Sobre a frase que dá título ao texto, marque a alternativa INCORRETA
Algumas despesas podem apresentar-se insuficientemente dotadas no ano seguinte. Também pode ocorrer a necessidade de realização de novas despesas, portanto, que nem foram computadas na LOA. A fim de dar alguma flexibilidade ao gestor público, principalmente devido a esse lapso temporal entre a elaboração e a execução do orçamento anual, os créditos orçamentários iniciais podem sofrer alterações qualitativas e quantitativas por meio de créditos adicionais. De acordo com a Lei 4.320/64 Art. 40, são créditos adicionais que classificam-se em:
I.Suplementares - os destinados a reforço de dotação orçamentária. II.Especiais - os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. III.Extraordinários - os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
Com relação ao demonstrativo contábil denominado Fluxo de Caixa (DFC), faz-se as seguintes afirmações:
I.Pode ser apresentado segundo dois métodos, o direto e o indireto. II.Apresenta as atividades operacionais, de investimento e de financiamentos. III.Constitui-se em uma demonstração contábil obrigatória, em substituição a DOAR. IV.Sua exigência de obrigatoriedade está associada à lei 6.404/76.
Assinale a opção INCORRETA.
Conforme a NBC TSP 03 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, em relação a expressão "benefícios sociais", analise as afirmações abaixo:
I.Referem-se a produtos, serviços e outros benefícios fornecidos na busca dos objetivos de políticas sociais do governo. II.Configura Benefício social: a prestação de serviços de saúde, educação, habitação, transporte e outros serviços sociais para a comunidade. Muitas vezes, não há exigência que os beneficiários desses serviços paguem a quantia equivalente ao valor desses serviços; III.Configura benefício social: o pagamento de benefícios para famílias, idosos, deficientes, desempregados e outros. Ou seja, governos, em todos os níveis, podem prestar assistência financeira para que indivíduos e grupos da comunidade tenham acesso a serviços que atendam às suas necessidades particulares ou que complementem suas rendas.
Assinale a alternativa VERDADEIRA.