Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Capim PB Professor A

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Para desenvolver conceitos sobre volume de sólidos, uma professora utilizou uma caixa plástica com base 40 cm x 60 cm e altura 30 cm. Ela colocou 36 litros de água na caixa e desafiou seus alunos a determinarem os volumes de certos objetos. João mergulhou um boneco que ficou completamente submerso e notou, através de uma régua, que a altura da coluna de água passou a medir 16 cm. João concluiu, corretamente, que seu boneco ocupava:
Leia texto a seguir:

“[…] o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano.”
(Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2, acessado em outubro de 2020)

Este trecho acima se refere ao bioma:
Em relação a questão agrária na Paraíba, observe os itens a seguir:

I - Durante a história da Paraíba, apesar da questão agrária ter se modificado, os elementos que a caracterizam permaneceram praticamente os mesmos: a forte exploração do trabalho, elevada concentração da propriedade da terra e o seu caráter privado.

II - A desigual distribuição da propriedade da terra é uma herança da organização colonial do espaço agrário brasileiro.

III - O modelo de desenvolvimento rural implantado pelos militares a partir de 1964, pautado no fortalecimento da concentração fundiária, no estímulo à produção de lavouras de exportação e à mecanização e quimificação da agricultura, agravou ainda mais a situação dos camponeses sem terra.

Sobre os itens, é correto afirmar:
Declaração de amor em outdoor
(Carlos Drummond de Andrade)


       Gostei, sim, da ideia daquele publicitário de São Paulo, que concebeu e instalou na rua um outdoor de 24 metros quadrados, contendo uma declaração de amor à sua mulher. Todo mundo, ao passar por lá, ficou sabendo que Bob continua amando Cly, depois de dez anos de casados, e que não abre.
        Julgou-se a princípio que a declaração constituía peça de campanha publicitária, para lançamento de algum produto novo. Nada disso. Era anúncio, realmente, mas de produto antiquíssimo, que não se submete às leis do mercado, não é objeto de incentivos fiscais, não depende de instruções do BNDE, não tem títulos apregoados na Bolsa de Valores e, quer chova, troveja ou faça dia claro, está sempre à disposição de quem quer curti-lo: o amor.
    O namorado Bob quis fazer uma surpresa à sua mulher, no aniversário de casamento, e acabou surpreendendo toda a população que viu o outdoor ou dele tomou conhecimento pela televisão e pelos jornais. Como? Bob não está colocando nenhum barbeador novo, nenhum cigarro sem nicotina mas com sabor de céu, nenhum objeto absolutamente indispensável ao viver moderno da humanidade? Bob não é candidato a deputado? Não pretende vender alguma coisa a seus semelhantes, que se habituaram à conexão cartaz-comércio, e gasta aquele despropósito de espaço para fazer agradinho à sua excelentíssima?
    Então é porque o amor continua existindo de fato, e é gostoso não apenas senti-lo mas também proclamá-lo. Somos forçados a reconhecer que o amor entre duas pessoas continua existindo e até prosperando, pois alguém sentiu necessidade de exprimi-lo, de público, usando o veículo que atinja mais diretamente a direção dos passantes: o painel. Bob poderia ter gravado em cassete a sua expansão lírica e fazê-la ouvir de manhã, quando Cly acordasse; podia gravar uma plaquinha de ouro a título de broche, com a declaração inscrita, e colocá-la junto à xícara de Cly, na hora do café; podia exprimir o número único de um jornal que estampasse apenas juras e pipilos de amor, depositando-o à cabeceira de Cly ou encaminhando-o pelo correio; podia...
    Bob podia fazer mil coisas particulares, deliciosamente íntimas, para conhecimento e uso exclusivo de Cly. Se preferiu tornar público o seu sentimento, foi, em primeiro lugar, devido à sua formação profissional. Se fosse aviador, soltaria no ar uma fumaça com a frase declaratória; homem do mar, pintaria no costado da embarcação os dizeres amorosos; e assim por diante. Sendo publicitário, adotou o processo adequado à transmissão da mensagem: o outdoor.
    Em segundo lugar (ou em primeiro, passando o motivo acima para segundo?), porque sentiu que seu amor a Cly, sendo um caso típico e tradicional de um sentimento que vem desde o começo do mundo e que por isso mesmo corre perigo de parecer banal ou ultrapassado, quando não é mesmo negado por indivíduos que se dispõem a reformar a estrutura da vida, reduzindo-a a um feixe de obrigações e ambições, geradores de conflitos e guerras, em que o dinheiro e o poder assumem a liderança do mundo (puxa, mas este período está mais comprido do que a Belém-Brasília), sentindo isso, Bob achou de bom preceito opor a tantos sinais de desumanização o seu sinal de 24 metros quadrados de ternura. Ternura de homem por mulher, garantia de continuação da espécie, que aqui e ali busca autodestruir-se. Não é lindo?
    Amorosos de gosto mais refinado talvez achassem preferível que os dizeres do outdoor fossem outros. A gíria é efêmera e o amor que dura há dez anos já viu passar muitas e muitas expressões populares. Se, em vez de “Estou contigo e não abro”, o marido feliz copiasse um verso de amor de um dos grandes poetas da língua, ou o inventasse (pois amor põe engenho e arte em quem o sente), o outdoor se tornaria obra digna de tombamento pelo IPHAN, resistindo ao tempo como um dos monumentos do coração, que merecem ser preservados. Bob não pensou nisso, quis a mensagem direta aos transeuntes de hoje, na linguagem do dia. Ainda assim, fez uma bonita coisa. Prova de que o amor continua, em meio a toda sorte de absurdos, violências e marotices políticas e outras, e que nenhum índice de inflação, nenhum terremoto, nenhuma sinistra maquinação é capaz de cassá-lo em face da Terra.

Andrade, Carlos Drummond de. As palavras que ninguém diz / Carlos Drummond de Andrade; seleção Luzia de Maria. - 12ª Ed. - Rio de Janeiro: Record, 2008. 126 p. - (Mineiramente Drummond; Crônica)
As declarações abaixo aludem aos aspectos linguísticos e sociolinguísticos da alfabetização, sendo que apenas uma delas está CORRETA. Marque-a:
Observe trecho de música a seguir:

Eu só boto bebop no meu samba Quando Tio Sam tocar um tamborim Quando ele pegar No pandeiro e no zabumba Quando ele aprender Que o samba não é rumba Aí eu vou misturar Miami com Copacabana Chiclete eu misturo com banana E o meu samba vai ficar assim Tururururururi bop-bebop-bebop Tururururururi bop-bebop-bebop Tururururururi bop-bebop-bebop Eu quero ver a confusão

É correto afirmar que a música acima “Chiclete com Banana” é do(a) compositor(a):
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática destacam a Etnomatemática como uma proposta alternativa para a ação pedagógica. Sobre a Etnomatemática, assinale a alternativa correta:
Sobre o município de Capim-PB, assinale a alternativa correta:
Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao multiplicar um número inteiro pelo seu inverso obtemos o número 1 (um).
II. O elemento neutro da multiplicação é o 0 (zero).
III. A expressão “a ordem dos fatores não altera o produto” caracteriza a propriedade comutativa da multiplicação.
IV. O produto entre 0,21 e 0,02 equivale à 21/5000.

Marque a alternativa CORRETA:
Em relação as Ligas Camponesas, julgue os itens a seguir em V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) As Ligas Camponesas foram associações criadas por trabalhadores do campo como forma de organização política e ajuda mútua. Com frequência, as ligas despertavam a inimizade dos grandes fazendeiros e patrões latifundiários.

( ) Em 2013, a Comissão Nacional da Verdade e a Comissão Estadual da Verdade da Paraíba, realizaram, juntas, uma audiência pública no município de Sapé (PB) para ouvir depoimentos e colher informações a respeito das perseguições às Ligas Camponesas.

( ) João Pedro Teixeira foi um líder camponês assassinado por capangas do latifúndio, em 2 de abril de 1962, na rodovia Café do Vento, em Sapé. O agricultor foi um dos fundadores das Ligas Camponesas de Sapé, em 1958, juntamente com Biu Pacatuba, João Alfredo, Pedro Fazendeiro e Ivan Figueiredo.

( ) Todos os culpados pela morte de João Pedro foram condenados em de 1965.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As afirmações adiante se reportam às abordagens didático-pedagógicas da literatura infantil no processo de alfabetização. Uma delas, no entanto, NÃO é considerada adequada à busca da decodificação do conhecimento por parte dos alunos. Indique-a: