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Questões de Concurso: Prefeitura de Alpestre RS Professor de História

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Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam para a importância do uso de fontes históricas em sala de aula. A respeito da temática, assinale a alternativa INCORRETA.
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O imperador D. Pedro I deu clara demonstração de seu poder e dos burocratas e comerciantes (em sua maioria portugueses) que faziam parte de seu círculo íntimo ao dissolver a constituinte e outorgar a Constituição de 1824. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
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A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente - os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia. ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas. ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes. ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Vivemos um estado de superinformação constante, em que a tomada de conhecimento se potencializa, mas a adoção de sentido se torna mais complexa. Nesse contexto, as redes sociais, mídias e internet têm papel fundamental nesse processo de tomada de consciência de um acontecimento. Nas redes sociais, devemos considerar o aspecto interacional entre os diferentes sujeitos que leem e compartilham determinada notícia. Trata-se de um espaço em que os indivíduos passam a ser protagonistas da história virtualizada. Diante desse quadro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Cabe ao(à) professor(a) inserir as diversas reverberações do acontecimento ambientadas virtualmente na difícil realidade escolar brasileira. II. O domínio das noções de fatos históricos, sujeitos históricos e tempos históricos é fundamental para que o(a) professor(a) desenvolva a competência de fazer uma contextualização sociocultural dos variados temas abordados pela disciplina na sala de aula. III. É fundamental que o(a) professor(a) perceba que a cultura constitui propriedade de certas especialidades profissionais, é estável e definida por um código aceito por todos.
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