Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário

Confira aqui questões de Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Ainda, segundo a Instrução Normativa nº 10, anteriormente citada, analise as assertivas abaixo em relação ao diagnóstico indireto de brucelose bovina utilizando o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) como teste de rotina:
I. A amostra deve ser colhida por médico veterinário habilitado ou oficial. II. O teste deve ser realizado por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. III. A presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste. IV. Animais não reagentes são considerados negativos. V. Animais reagentes deverão, em até trinta dias, ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
Quais estão corretas?
🧠 Mapa Mental
A doença lentiviral conhecida como Maedi/Visna frequentemente é uma infecção subclínica, cuja severidade está influenciada pela virulência do agente, assim como pela idade do hospedeiro quando exposto. Os sinais clínicos levam meses ou anos para se desenvolver e raramente são observados nos animais com menos de dois anos de idade. Maedi/Visna é uma doença de:
🧠 Mapa Mental
Dentre as doenças classificadas como zoonoses, denomina-se metazoonose quando a transmissão está obrigatoriamente relacionada a vetores invertebrados. No interior do organismo do hospedeiro invertebrado, o parasita realiza uma fase do seu ciclo biológico durante um determinado intervalo de tempo (período de incubação), que precede a transmissão a outro hospedeiro vertebrado. Assinale a alternativa que representa um exemplo de metazoonose.
🧠 Mapa Mental
Segundo os dados do IBGE (2018), no Município de Alpestre, o rebanho de suínos conta com 11.200 cabeças, sendo 780 matrizes. O trato respiratório dos suínos pode ser comumente colonizado por patógenos bacterianos e virais. As doenças respiratórias são responsáveis por grandes perdas econômicas, com destaque para pleuropneumonia suína (PPS). Com relação à PPS, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A forma aguda ou superaguda da doença caracteriza-se por um quadro de pleuropneumonia exsudativa, fibrino-hemorrágica e necrótica não purulenta. ( ) Aderências de pleura e pericárdio e focos de necrose pulmonar encapsulados são comuns na forma crônica da PPS. ( ) Nos suínos jovens, artrites e artroses são sequelas frequentes da PPS. ( ) O agente da doença é um vírus RNA que infecta os macrófagos alveolares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental
As endoparasitoses gastrintestinais constituem o principal fator limitante para a produção de ovinos em todo o mundo devido a fatores como a diminuição do ganho de peso, redução das taxas reprodutivas, menor conversão alimentar, diminuição da imunidade e até morte das categorias mais susceptíveis. Entre os vários parasitas que afetam os pequenos ruminantes, o Haemonchus contortus é o de maior prevalência. Trata-se de um nematoide hematófago que causa diversos graus de anemia e hipoproteinemia nos animais. No trato gastrintestinal dos ovinos, esse parasito localiza-se no:
🧠 Mapa Mental
A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental
Em relação à raiva nos animais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nos bovinos, a “raiva paralítica” é a forma clínica predominante. ( ) Uma vez introduzido nos tecidos, o vírus é transportado ao Sistema Nervoso Central (SNC) através da circulação linfática. ( ) No ciclo urbano da doença, a forma furiosa da raiva é observada mais frequentemente em gatos do que em cães. ( ) Quando observados, os corpúsculos de Negri são inclusões intranucleares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental
A Carne Mecanicamente Separada (CMS) de aves teve sua origem nos Estados Unidos, no final da década de 50. O aparecimento ocorreu devido à predileção dos consumidores por cortes de frangos e filés ao contrário de frangos inteiros. A preferência por cortes de frangos instigou o compromisso de descobrir meios para a utilização de pescoços, dorsos e ossos provenientes da desossa. Esta carne corresponde a aproximadamente 15% a 25% do peso da carcaça. A CMS é empregada na elaboração de diversos produtos, como salsichas, salames, mortadelas e sopas em pó. No Brasil, a CMS de aves começou a ser produzida nos anos 70 e adquiriu grande importância a partir dos anos 90. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Não é permitido o uso de cabeça, pés e patas. II. A CMS propicia o uso de matérias-primas consideradas pouco nobres ou mesmo sem valor comercial. III. Pescoços, dorsos e ossos provenientes da desossa são utilizados para a elaboração da CMS. IV. O percentual máximo de CMS permitido na composição da salsicha é maior do que o permitido na linguiça.
Quais estão corretas?
🧠 Mapa Mental
A pandemia causada pela infecção do coronavírus (COVID-19) impõe certas medidas, como o distanciamento social, higienização das mãos com água e sabão, bem como o uso de álcool em gel, visando reduzir a possibilidade de transmissão da doença. O uso do sabão também é uma medida indicada nos casos de pessoas que sofreram agressões de cães e gatos, principalmente mordidas e arranhaduras, pensando na possibilidade de transmissão da raiva. Ao fazer uso do sabão, tanto nos casos do coronavírus como nos casos do vírus da raiva, a ação desse produto ocorre em qual estrutura viral?
🧠 Mapa Mental
Contando com mais de 26 mil bovinos e aproximadamente 4.200 vacas ordenhadas (IBGE, 2018), a Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma doença cujos agentes são transmitidos pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Embora os sinais clínicos e a epidemiologia da TPB sejam similares, os agentes etiológicos são distintos. A forma nervosa da doença, causada por alterações vasculares e o acúmulo de hemácias parasitadas nos capilares cerebrais, é derivada da infecção causada por:
🧠 Mapa Mental