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Questões de Concurso: Oficial Comunicação Social

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O jornalismo é uma prática social que se distingue das outras pelo compromisso ético peculiar e pela dupla representação social: jornalistas podem ser vistos, de maneira ampla, como intermediários no tráfego social da informação ou, de maneira estrita, como agentes a serviço de causas consideradas nobres. A razão dessa duplicidade é histórica e suas consequências ganham relevância numa época em que as narrativas impostas se sobrepõem e determinam os fatos.

LAGE, N. Conceitos de Jornalismo e Papéis

sociais Atribuídos aos Jornalistas. Pauta

Geral - Estudos em Jornalismo, [s.l.], v. 1,

n. 1, p.20-25, 30 jun. 2014.

Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No conceito amplo, que os críticos chamam de neutro, jornalismo é atividade de natureza técnica caracterizada por compromisso ético. O jornalista deve saber selecionar o que interessa e é útil ao público (o seu público, o público-alvo).

PORQUE

II. Em qualquer organização em que atue, o jornalista deverá empenhar-se pela mais ampla difusão dos fatos de interesses público, pela confiabilidade dos dados, relatos e análises de terceiros que divulga e pelo respeito à pluralidade de interesses que conflitam na sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

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O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.

Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.

II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.

III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.

Assinale

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A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

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Assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.
POLITI, Cassio. O que é assessoria de imprensa? 2017. Disponível em: <https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e- assessoria-deimprensa/>. Acesso em: 24 jul. 2019.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As menções sobre as empresas como conteúdo editorial não são de decisão dos veículos de comunicação.
II. A comunicação corporativa e a assessoria de comunicação são área distintas.
III. Menções positivas sobre seus clientes-empresas são objetivadas pelos assessores de imprensa.
Assinale
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O mundo acordou para o termo fake news e agora muito do que se lê, ouve e partilha nos meios de comunicação e nas redes sociais facilmente se enquadra neste âmbito. Fenômeno “recente e volátil”, as fake news são há muito uma preocupação dos agentes que estudam o campo da notícia e que nele trabalham mas complexificaram-se num contexto favorável a práticas de desinformação: as notícias falsas ecoam num ambiente propício à falsidade, explicam Schudson e Zelizer, ao referirem-se ao atual panorama mediático, em que tudo pode ser encenado e espetacularizado e a ideia da normalidade da falsificação se banalizou.

FERNANDES SILVA, A. Porque é que

as fake news se transformaram em protagonistas do jornalismo

contemporâneo? Comunicação

Pública, [s. l.], v. 14, n. 26, p. 1–14

, 2019 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I. A disseminação de notícias falsas exerce um impacto direto nas disputas eleitorais e tem a capacidade de acentuar a polarização política.

II. Apesar de as notícias falsas serem um fenômeno antigo, as redes sociais e as novas tecnologias potencializaram as práticas de desinformação.

III. As fake news podem ser propagadas de maneira intencional, objetivando a manipulação das opiniões.

Assinale

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Caso o trabalho de informação de um jornalista tenha sido alterado por terceiros, a responsabilidade
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