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Questões de Concurso: Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia

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Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Deve-se observar as expressões afetivas da criança (por exemplo: alegria, raiva, tristeza, frustrações etc.) durante o processo avaliativo.

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Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O fonoaudiólogo pode aplicar testes padronizados que avaliam os processos cognitivos, contribuindo, assim, para um melhor planejamento terapêutico.

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Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A terapia de linguagem tem como objetivo principal instalar os fonemas em que a criança possui dificuldade.
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Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Considerando-se o diagnóstico de TDAH, após avaliação fonoaudiológica, pode-se encontrar as seguintes alterações: desorganização do discurso, distúrbio do processamento auditivo central, alteração na leitura e escrita, disfagia e alteração de consciência fonológica.
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Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Deve-se realizar a avaliação do brincar, ou seja, observar se a criança produz a brincadeira simbólica, utilizando um objeto para representar outro.
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Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Além da ecolalia imediata e tardia, tem-se a ecolalia mitigada, que se refere a qualquer modificação da emissão ecoada para fins de autoestimulação.


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Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No momento da anamnese, é importante encaminhar a criança para investigação auditiva, visto que crianças com deficiência auditiva apresentam quadro de alteração no desenvolvimento da linguagem oral.

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Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

De acordo com a literatura, é correto afirmar que o desenvolvimento da linguagem em crianças com transtorno do espectro autista ocorre da mesma maneira que em uma criança típica, exceto pelo uso incomum de ecolalia, inversão pronominal e inflexibilidade interacional.

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Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto classificar o TDAH como sendo um transtorno adquirido sem causas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida.

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Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.
O processo deve conter avaliação da atenção compartilhada, que diz respeito à forma com a qual a criança faz a manipulação dos brinquedos.
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