Questões de Concursos Públicos: MSGás Analista de Processos Comunicação

Encontre aqui questões MSGás Analista de Processos Comunicação de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Uma das principais habilidades de um fotojornalista é saber enquadrar uma cena com técnica e criatividade. Imagine a seguinte situação hipotética: você é um fotojornalista e está prestes a sair para uma cobertura. O evento é a concessão de um prêmio a uma grande pesquisadora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (MS), concedido por uma organização internacional. Seu editor solicita que você crie imagens que ilustrem a grandiosidade da cientista, que destaquem sua estatura e importância para a ciência brasileira. A partir dessas indicações para a pauta, qual o ângulo você escolheria para enquadrar a pesquisadora, se tivesse oportunidade:
A liberdade de expressão é uma conquista relativamente recente, ela surge com as revoluções liberais do século XVIII. A mais famosa é a Revolução Francesa, com seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No Brasil, a Constituição de 1988 garante a livre manifestação do pensamento, da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. No limite dessa liberdade potencializada pelas redes, surgiram os fenômenos da pós-verdade, da desinformação (mais conhecida como fake news) e do firehosing. Essas temáticas atuais não podem ser desconsideradas pelos profissionais da comunicação social, pois são características da linguagem dos meios de comunicação. Sobre essas questões é INCORRETO afirmar que:

Considerado o disposto na Lei nº 9.784/99 e suas alterações, é INCORRETO afirmar:

No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:
Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e crônicas representam a variedade discursiva presente nas páginas de jornais e revistas.

Com 48 novos óbitos, taxa de letalidade se mantém em 2,2% no MS.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 23, trouxe 1.006 casos novos, totalizando 241.673 casos confirmados desde o início da pandemia. Média móvel de 951 casos diários. Dos casos ativos, 10.412 estão hoje em isolamento domiciliar, e outros 1.113 precisaram de internação.
Também foram notificados mais 48 novos óbitos. 5.422 no total. Média móvel de 46,3 óbitos ao dia. E a taxa de letalidade se mantém em 2,2%.
A secretária adjunta de saúde do estado destacou na live desta sexta-feira, o envolvimento de todos para que o Mato Grosso do Sul possa alcançar os mais altos índices de imunização do país.

Fonte: FERNANDES, K. Portal do Governo do Estado do MS, 23/04/2021. Disponível em:
<http://www.ms.gov.br/com-48-novos-obitos-taxa-deletalidade-se-mantem-em-22-no-ms/>.Acesso em: 23 abr. 2021 (adaptado)
Em relação à notícia apresentada, quais características textuais podem ser identificadas?
No telejornalismo o essencial é combinar imagem e texto da melhor maneira. No processo de preparação de uma matéria para televisão, é recomendado:
Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:
Considerando o emprego dos vocábulos homônimos e parônimos, assinale a alternativa correta.
O trabalho com produtos gráficos necessita de profissionais que tenham criatividade, capacidade de gerenciamento de prazos, conhecimento técnico e administrativo, entre outras habilidades. Sobre este trabalho é INCORRETO afirmar que:
O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca: