Entrar

Questões de Concurso: Médico Infectologista

Confira aqui questões de Médico Infectologista para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Com relação à parotidite, analise as afirmativas abaixo:
I Por razões desconhecidas, o comprometimento sintomático do sistema nervoso central nesta doença é três a quatro vezes mais comum no sexo feminino.
II Meningite sintomática ocorre em setenta por cento dos casos e é a segunda manifestação clínica mais comum.
III Como sequela, pode ocorrer surdez unilateral, que se deve à neurite secundária do oitavo par craniano.
IV O período de transmissibilidade varia de 6 a 7 dias antes das manifestações clínicas até 9 dias após o surgimento dos sintomas.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
🧠 Mapa Mental
Com relação à infecção pelo HIV, analise as afirmativas a seguir. 
I. Pessoas com exposição de risco recente, sobretudo nos últimos 30 dias, devem ser orientadas quanto à possibilidade de infecção pelo HIV, mesmo com resultado não reagente nos testes realizados. 
II. O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. 
III. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. No entanto, a eficácia e a segurança da PrEP ainda não foram demonstradas em estudos clínicos. Está correto o que se afirma em 
🧠 Mapa Mental
Com relação à histoplasmose é correto firmar que:
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo sobre a leptospirose.
I A leptospirose é descrita classicamente como bifásica. A fase leptospirêmica caracteriza-se por febre de vinte e quatro a quarenta e oito horas de duração, tempo durante o qual o microrganismo pode ser cultivado a partir do sangue. 
II Durante a fase imune, a resolução dos sintomas pode coincidir com o aparecimento de anticorpos, e leptospiras podem ser cultivadas a partir da urina.
III Na leptospirose grave, anormalidades radiográficas pulmonares são mais comuns do que seria esperado com base no exame físico. O achado radiográfico mais típico é um padrão alveolar bilateral esparso, que corresponde à hemorragia dispersa. Essas anormalidades afetam predominantemente os lobos superiores.
IV Ceftriaxona, cefotaxima ou doxiciclina são alternativas satisfatórias à penicilina para o tratamento da leptospirose grave.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
🧠 Mapa Mental
O esquema recomendado para tratamento de um caso de tuberculose pulmonar, recentemente diagnosticado, em um homem adulto, jovem, com HIV negativo, é 
🧠 Mapa Mental
O agente etiológico mais comum de meningite bacteriana em pacientes com linfoma, transplantados e em tratamento com corticoides por qualquer razão é:
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo sobre a doença de Lyme (DL).
I Na artrite da DL, a articulação mais comumente envolvida é a do joelho.
II A anormalidade cardíaca mais comum é um grau flutuante de bloqueio atrioventricular.
III Em pacientes não tratados, a encefalite é monofásica e lentamente progressiva, envolvendo principalmente a substância branca. 
IV O eritema migrans é uma lesão cutânea patognomônica da DL.
Das afirmativas acima, estão corretas:
🧠 Mapa Mental
Com relação à hanseníase, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas de pele, infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas, com alteração de sensibilidade caracterizam a forma wirchowiana (ou lepromatosa) da doença. 
( ) O tratamento é eminentemente ambulatorial. Administra-se uma associação de medicamentos denominada de poliquimioterapia constituída por rifampicina, dapsona e clofazimina. 
( ) A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico) é utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilar ou multibacilar. O resultado negativo da baciloscopia exclui o diagnóstico de hanseníase. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
🧠 Mapa Mental