Questões de Concursos Públicos: Geografia

Encontre aqui questões Geografia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO

A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso – e quase inevitável – volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).

Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:

1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.

2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.

3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.

4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima – só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.

5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.

6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.

Assinale:

O texto a seguir sobre o mecanismo do clima urbano ou de circulação atmosférica em área urbana apresenta uma proposição e uma razão separadas pela palavra

PORQUE:

A incidência de radiação solar é alterada pela difusão de poluentes e micropartículas em suspensão, produzindo a radiação concentrada, que caracteriza a atmosfera das grandes cidades. Essa modalidade de radiação assume grande importância, PORQUE absorve uma parte significativa da energia que chega pela radiação solar. Assim, a absorção da energia é mais acentuada quando a camada da atmosfera atravessada pela radiação solar é menos espessa, ou seja, quando o sol atinge alturas menores sobre o horizonte, esboçando uma regularidade térmica.

A partir da análise do texto acima, assinale a alternativa correta, de acordo com o código a seguir:

Com referência aos recursos hídricos presentes na paisagem brasileira, assinale a opção correta.

O processo de industrialização no Brasil apresenta características particulares no tocante aos investimentos nacionais e internacionais e às regiões abrangidas pelo seu desenvolvimento. Nesse sentido, é correto afirmar que

Considerando a importância do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica (SIG) como recurso pedagógico no ensino de geografia, assinale a opção correta.

Assinale a opção correta acerca dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.

Considerando os conhecimentos sobre a questão árabe-israelense como um dos mais importantes conflitos da geopolítica mundial contemporânea, faça a somatória das proposições FALSAS:

[3] Desde os Acordos de Washington, em 1993, intermediado pelo presidente Clinton (EUA), a comunidade internacional vem lutando para uma alternativa pacífica para a questão Palestina, haja vista que a Península do Sinai e a região da Cisjordânia são duas regiões de grande importância geopolítica e geoestratégica, apresentando-se como territórios eternos e indivisíveis, tanto para os israelenses quanto para os palestinos.

[6] No Estado de Israel, desde a década de 1990, com a retomada dos acordos de paz entre árabes e judeus, as questões de ordem étnica, cultural, religiosa e de nacionalidade vêm sendo priorizadas no processo de resolução do conflito árabeisraelense, na região do Oriente Médio, em detrimento de fatores econômicos, militares e políticos.

[12] Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o empenho das forças militares da ONU na Palestina, através das operações denominadas “Ataques Cirúrgicos” contra os judeus, tem como objetivo principal a busca da resolução do conflito histórico entre árabes e judeus na região do Oriente Médio, criando o futuro Estado Palestino independente de Israel

[24] A atual situação geopolítica da região do Oriente Médio é marcada principalmente pelas divergências entre muçulmanos e judeus. Neste sentido, na região da Palestina, a fonte fundamental de conflitos entre árabes e israelenses é de ordem cultural e não ideológica. [48] Após a criação do Estado de Israel, as políticas belicistas apoiadas pelos Estados Unidos, denominadas operações “ Ataques Cirúrgicos”, e as mudanças das fronteiras políticas na região do Oriente Médio, levaram à formação de novos países e ao desaparecimento de outros, como foi o caso do Estado do Curdistão.

Assinale a alternativa com o resultado da somatória das proposições FALSAS:

Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.

A intensificação da dualidade riqueza/pobreza é um distintivo marcante do processo de acumulação capitalista atual, caracterizado pelo desenvolvimento desigual e excludente, que produz uma geografia de desigualdades nos territórios. Acerca desse tema, é correto afirmar que

Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.