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Questões de Concurso: FURB SC SC Psicólogo

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De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:
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A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:
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A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:
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Sobre a teoria do desenvolvimento para a Psicanálise, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O desenvolvimento da sexualidade corresponde às fases: oral, anal, fálica e genital, além da fase de latência, período em que, geralmente, a sexualidade se mantém em suspenso, possibilitando a internalização, por parte da criança, dos elementos da cultura. ( ) Freud possibilitou, a partir de suas contribuições sobre o desenvolvimento sexual na criança, um método didático assertivo, bastante utilizado em formações de professores. ( ) Apesar do desenvolvimento não obedecer a fases cronológicas, é possível afirmar que a boca, na maioria das vezes, costuma ser a primeira zona erógena a influenciar o desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:
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A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:
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A respeito das características e dos desafios da educação especial, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) É uma área de conhecimento e atuação exclusiva da Psicologia, cabendo, portanto, a esses profissionais promover estratégias de inclusão. ( ) É uma área que se ocupa, também, do fenômeno da superdotação intelectual, uma vez que seus estudos não se resumem aos deficits de aprendizagem. ( ) Sob a ótica da educação inclusiva, passou-se a problematizar a segregação, afirmando a necessidade de promover o convívio entre pessoas que apresentam diferenças nos processos de socialização e aprendizagem com aquelas que não apresentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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