Questões de Concursos Públicos: Farmácia Gerente

Encontre aqui questões Farmácia Gerente de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Considerando os fármacos hidrossolúveis, escolha a seqüência de vias de administração, com os melhores índices de absorção, na ordem da mais rápida para a mais lenta.

Sobre as ações preconizadas no chamado ciclo logístico da assistência farmacêutica, é correto afirmar:

O desenvolvimento de um novo fármaco para o mercado, que satisfaça uma necessidade médica particular, após passar pelo processo da descoberta do fármaco, onde as moléculas são escolhidas com base em suas propriedades farmacológicas, necessita passar por mais dois processos rigorosos que podem durar anos: os estudos de desenvolvimento pré-clínico, e os estudos de desenvolvimento clínico. Além das evidências clínicas, as autoridades regulamentadoras estão exigindo análise farmacoeconômica e estudos de farmacoepidemiologia. Faça a associação correta dos itens em algarismos romanos com as respectivas atividades (números arábicos).

Desenvolvimento

I. pré-clínico

II. clínico na Fase I

III. clínico na Fase II

IV. clínico na Fase III

V. clínico na Fase IV

Atividades

( ) Estudos "não humanos" que procuram cobrir todas as exigências necessárias para que uma nova substância possa ser considerada pronta para ser testada pela primeira vez em seres humanos. Os estudos são divididos em quatro categorias: testes farmacológicos, testes toxicológicos preliminares, testes de farmacocinética e testes de desenvolvimento químico e farmacêutico.

( ) Os estudos são executados com um pequeno grupo (20 a 80) de voluntários normais e saudáveis para verificar: a segurança, a tolerabilidade, as propriedades farmacocinéticas e os efeitos farmacodinâmicos do fármaco.

( ) Os estudos são executados em pacientes (100 a 300) para testar a eficácia na situação clínica e a dose apropriada. Vários grupos podem ser testados e também com situações clínicas diferentes.

( ) Os estudos desenvolvidos são duplo-cegos, ao acaso, em muitos centros de pesquisa com 1000 a 3000 pacientes, para comparar o novo fármaco com as alternativas já em uso. Es

Assinale a alternativa incorreta:

Para a compra de medicamentos para o serviço público de saúde devem ser obedecidos critérios técnicos e legais, bem como o planejamento e as estratégias de gestão da Assistência Farmacêutica. A respeito das modalidades de compra de medicamentos, é correto afirmar que:

Considerando os fármacos (algarismos romanos) e seus efeitos colaterais (algarismos arábicos), assinale a alternativa que reflete a combinação correta:

Fármacos

I. antiinflamatórios não-esteroidais

II. Imipramina - antidepressivo tricíclico

III. Diazepan - benzodiazepínico

IV. morfina - opióide

V. Haloperidol - antipsicótico

Efeitos colaterais

( ) Doença péptica, insuficiência renal aguda.

( ) Constipação, hipotensão postural, alargamento do intervalo QT.

( ) Prejuízo das funções motoras e cognitivas.

( ) Constipação, prurido, sonolência.

( ) Efeitos extrapiramidais (hipertonia generalizada, opistótono, crises oculógiras, desvio conjugado dos olhos, torcicolo), reações distônicas, acatisia, caretas, espasmos musculares, distúrbios do equilíbrio, diplopia, nistagmo, rigidez em roda dentada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A digoxina é um importante glicosídio cardioativo (aumenta a atividade vagal e inibe a bomba de Na+/ K+) indicado no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva e taquiarritmias supraventriculares. Assinale a alternativa correta relacionada ao uso da digoxina.

Do ponto de vista dos serviços públicos de saúde, é fundamental que os profissionais tenham capacidade técnica para avaliar estudos farmacoeconômicos, enquanto instrumentos que auxiliam na escolha das melhores alternativas terapêuticas, visando a uma melhor aplicação dos recursos. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que caracteriza um estudo farmacoeconômico metodologicamente adequado.

Considerando que os pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 freqüentemente são também hipertensos e dislipidêmicos, que associação de medicamentos deveria ser evitada por mascarar alguns dos sinais e sintomas adrenérgicos da hipoglicemia?