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Questões de Concurso: Engenheiro Naval Júnior

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Um navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que
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No método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.

PORQUE

Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

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Em relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em
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Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

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Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.

I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.

II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.

III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.

Está correto o que se afirma em

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Em relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma.
II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta.
III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio.

Está correto o que se afirma em

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Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que

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Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

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