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Questões de Concurso: Engenheiro Naval

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Curvas cruzadas de estabilidade.

I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero.

II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas.

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Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.

II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.

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Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.

II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.

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Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.

II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.

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Projeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso:

I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido.

II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa.

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Considere seus conhecimentos sobre Técnicas de Manutenção naval para responder a esta pergunta. Das afirmações abaixo:

I. A Técnica conhecida por hidrodecapagem por alta pressão tem como desvantagem: Secagem lenta da superfície da embarcação.

II. A Técnica conhecida por hidrodecapagem tem como vantagem: A preservação do perfil de rugosidade original da embarcação.

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A equipe titular que participará da Copa Rio-Minas de Futebol, representando a cidade de Juiz de Fora, é formada por 11 jogadores, todos mineiros ou cariocas. Sabe-se que o goleiro é carioca e que haverá, no mínimo, 7 jogadores mineiros na equipe, apesar da escalação definitiva ainda não ter sido divulgada. Juntos, os governos dos estados do Rio e de Minas fornecerão 220 ônibus para o deslocamento das torcidas. O custeio dos ônibus será dividido entre os dois governos, conforme o número de jogadores cariocas e mineiros que compuserem a equipe titular: a presença de um jogador carioca na equipe implicará o custeio de 20 ônibus pelo governo do estado do Rio de Janeiro e a presença de um jogador mineiro na equipe implicará no custeio de 20 ônibus pelo governo do estado de Minas Gerais. Considere M o número de ônibus que serão custeados pelo governo de Minas Gerais e N o número de ônibus que serão custeados pelo governo do Rio de Janeiro. Diante do desconhecimento da escalação da equipe, os valores de M e N estão indefinidos. A fim de realizar uma estimativa a priori daquilo que poderá acontecer, considere D o maior valor que pode ser assumido pela diferença M ? N, e d, o menor valor que pode ser assumido pela mesma diferença. Quanto vale D ? d?

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Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.

II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.

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Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A tensão de tração é de 80 MPa.

II. A tensão de tração também pode ser expressa em outra unidade, e com a conversão o valor de 80 MPa fica sendo 80 N/cm2.

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