Entrar

Questões de Concurso: Engenheiro de Processos

Confira aqui questões de Engenheiro de Processos para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema identificado foi o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe. Observe as etapas do processo de construção do diagrama apresentadas a seguir.

I - Utilizar o brainstorming para gerar as causas do problema.

II - Agrupar as causas dos problemas segundo os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente).

III - Posicionar as principais causas nos ramos.

IV - Identificar problemas.

V - Repetir o processo para subcausas.

A sequência correta, de cima para baixo, de utilização das etapas é

🧠 Mapa Mental
A respeito de bombas centrífugas e da velocidade específica, é INCORRETO afirmar que a
🧠 Mapa Mental
Em relação aos mecanismos utilizados para o aumento da resistência mecânica, em especial para o endurecimento por precipitação, tem-se que
🧠 Mapa Mental
O revestimento galvanizado
🧠 Mapa Mental

Considere as afirmativas a seguir sobre escoamentos incompressíveis, em regime permanente, de fluidos em tubulações retas com seção circular.

I – Escoamentos turbulentos têm fator de atrito maior que escoamentos laminares.

II – Escoamentos laminares completamente desenvolvidos são unidirecionais.

III – Escoamentos turbulentos completamente desenvolvidos têm velocidades transversais ao eixo da tubulação nulas.

Está correto APENAS o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Sobre o processo de transmissão de calor por convecção, analise as afirmativas a seguir. I - O número de Nusselt assintótico para o problema de convecção forçada interna laminar, em um tubo submetido a um fluxo de calor uniforme na sua superfície, independe do número de Reynolds e do número de Prandtl. II - O número de Rayleigh é um parâmetro importante para a avaliação do coeficiente de troca de calor por convecção livre e é determinado como sendo o produto do número de Grashof pelo quadrado do número de Prandtl. III - A determinação do coeficiente de troca de calor por convecção forçada é feita com o auxílio do gradiente de temperatura junto a uma superfície sólida, sendo que esse gradiente é mais elevado em um escoamento turbulento do que em um escoamento laminar. Está correto o que se afirma em
🧠 Mapa Mental
A respeito de óleos lubrificantes e graxas, em geral,
🧠 Mapa Mental
Considerando-se um sistema de controle que emprega um controlador do tipo PID, a(s) parcela(s)
🧠 Mapa Mental
A Gestão da Qualidade traz uma perspectiva estratégica à qualidade, além de abarcar questões de gestão ambiental, responsabilidade social e de ética. São características da Gestão da Qualidade:
🧠 Mapa Mental