Entrar

Questões de Concurso: Enfermeiro Especialista

Confira aqui questões de Enfermeiro Especialista para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O preparo do sistema e a condução da perfusão requer em que o perfusionista conheça:

I. Os principais dados do paciente e dados específicos como hematócrito, tempo de coagulação ou tempo de protrombina, existência de diabetes ou de outras doenças, alterações da coagulação, uso de medicamentos e alergias.

II. O peso e a altura do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada.

III. A hemodiluição, que deve ser cautelosa, respeitando-se o limite máximo de 100 ml/kg de peso. A hemodiluição diminui a viscosidade do sangue e melhora acentuadamente a perfusão dos tecidos.

IV. Dados do equipamento e técnicas, como o modelo do oxigenador, reservatórios, dose inicial de heparina, hemodiluição, fluxos de perfusão e de gás.

V. A heparinização que deve ser realizada preferencialmente com a heparina sódica de origem suína, na preparação comercial que contém 5.000 U.I. (50 mg) para cada mililitro da solução.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Como se chama o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento mas os esporos não são necessariamente destruídos?

🧠 Mapa Mental

Quanto às atividades desenvolvidas no Centro de Material e Esterilização, analise as afirmativas abaixo.

I. Todo instrumental cirúrgico com lúmen deve ser desmontado antes de ser colocado na lavadora ultrassônica.

II. Esterilização é um processo validado que serve para fazer um artigo crítico livre de micro organismos e esporos.

III. O empacotamento dos produtos para a saúde deve permitir que o agente esterilizador alcance cada item e efetivamente destrua todos os micro organismos e esporos. O empacotamento também deve permitir o manuseio após a esterilização sem que haja contaminação dos itens em seu interior. O sistema de empacotamento deve ser impermeável ao agente esterilizador, mas resistente a tração e manipulação.

IV. É vetado o uso, de forma isolada, de produtos que contenham paraformoldeído ou formoldeído para desinfeção e esterilização dos produtos para a saúde.

V. O serviço do Centro de Material e Esterilização deve possuir registro que permita a rastreabilidade do instrumental cirúrgico.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Sabe-se que a embolia gasosa é uma das complicações da circulação extracorpórea/perfusão. Para reduzir a incidência de microbolhas no reservatório e na linha arterial do oxigenador, qual deve ser o fluxo de oxigênio?

🧠 Mapa Mental

Com relação às condições de perfusão especiais, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Nas crianças com peso superior a 15 kg, a hemodiluição permite evitar a adição de sangue ou concentrado de hemácias.

( ) O manuseio da perfusão no idoso, do mesmo modo que nos recém-natos, deve evitar grandes variações dos volumes.

( ) O uso mais liberal de vasodilatadores durante a perfusão é indicado nos pacientes idosos.

( ) O fluxo da perfusão deve ser suficiente para perfundir a mãe e o feto, pois a grávida tem, realmente, resistência vascular periférica mais baixa, pela presença da placenta na circulação.

( ) No paciente falcêmico, é recomendado manter o perfusato em níveis ligeiramente ácidos, durante todo o tempo da perfusão, para preservar as hemácias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

🧠 Mapa Mental

No reprocessamento de artigos médicos hospitalares, a limpeza constitui-se importante etapa do processo. Sobre a limpeza de materiais, analise as afirmativas abaixo.

I. O reprocessamento de produtos para a saúde requer uma limpeza manual perfeita. A limpeza manual de lumens estreitos, articulações e superfícies corrugadas é particularmente crítica, uma vez que a matéria orgânica residual pode interferir com a eficácia de esterilizantes/desinfetantes.

II. Atualmente, os detergentes enzimáticos são amplamente recomendados para a limpeza de produtos para a saúde porque ajudam a remover proteínas, lipídios e carboidratos, dependendo da formulação do detergente.

III. A qualidade da água; o tipo e qualidade dos agentes de limpeza; o método manual ou mecânico usado para limpeza o enxágue e a secagem do material; os parâmetros de tempotemperatura dos equipamentos de limpeza mecânica; o posicionamento do material nos equipamentos de limpeza, são parâmetros para a efetividade da limpeza.

IV. A limpeza ultrassônica é considerada um método mais efetivo de remoção da sujidade do que a fricção manual, aumentando a probabilidade de sucesso da esterilização.

V. É recomendado, na limpeza do material cirúrgico com lúmen, imergir todo o instrumental cirúrgico na solução de detergente enzimático, injetando esta solução no lúmen do instrumental com uma seringa e mantendo a solução em contato com o instrumental conforme orientação do fabricante do detergente enzimático.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas abaixo quanto aos possíveis problemas encontrados durante a realização da perfusão e suas respectivas soluções.

I. Para a oxigenação tissular insuficiente (baixa saturação venosa), deve-se aumentar o fluxo de sangue.

II. Para o PO2 arterial baixo, deve-se manter o oxigênio.

III. Para a hemodiluição excessiva, deve-se aumentar o oxigênio.

IV. Para o fluxo de sangue baixo e mal distribuído, deve-se aumentar a concentração de hemoglobina.

V. Para a vasoconstrição, deve-se utilizar vasodilatadores pois o fluxo de sangue está mal distribuído.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

O funcionamento das válvulas cardíacas é fundamental para a capacidade de bombeamento de sangue do coração. Em relação às válvulas cardíacas, assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

O controle das infecções hospitalares têm se constituído em um grande desafio nas instituições de saúde, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Em relação a medidas de controle de infecção em ambientes hospitalares, analise as afirmativas abaixo.

I. As precauções de isolamento se destinam a prevenir a propagação de patógenos em hospitais, fundamentadas em seu modo de transmissão.

II. A lavagem das mãos constitui-se na medida mais importante para a redução dos riscos de transmissão de micro organismos e deve ser realizada antes e depois de contatos com pacientes com sangue, fluidos corpóreos, secreções, excreções, equipamentos e objetos contaminados por eles; constituem-se no simples ato de lavar as mãos com água e sabão, visando a remoção das bactérias transitórias e residentes, células descamativas, pelos, suor, sujidades e oleosidade da pele.

III. O uso de máscaras e de protetores dos olhos e protetores de face é necessário em situações nas quais possam ocorrer respingos e espirros de sangue ou secreções nos funcionários.

 IV. Medidas recomendadas para a prevenção de infecções por bactérias multirresistentes incluem usar luvas estéreis para todas as pessoas que tiverem contato com o paciente ao entrar no quarto durante o atendimento, trocar de luvas após o contato com material biológico e retirar as luvas antes de deixar o quarto, pois uma das formas de transmissão se dá por contato.

V. A transmissão de bactérias multirresistentes Klebsiella Pneumoniale Carbapenemase (KPC) pode acontecer durante a tosse, o espirro e as conversas, o que requer precauções quanto à dispersão de gotículas em adição às precauções padrão.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental

Durante a circulação extracorpórea, podem ocorrer alterações importantes do delicado equilíbrio entre ácidos e bases, capazes de produzir sérios transtornos da função celular e determinar complicações tais como:

I. A retenção de O2 nos oxigenadores de membranas, pode ocorrer pela administração de gás rico em oxigênio (FiO2 – Fração Inspirada de Oxigênio elevada) porém com fluxo baixo.

 II. A retenção de CO2, com produção de acidose respiratória, durante a perfusão, pode ocorrer por alterações do mecanismo dispersor de oxigênio na câmara de oxigenação dos oxigenadores de bolhas, geralmente por defeitos de fabricação ou controle.

III. A acidose respiratória durante a perfusão deve ser tratada pelo aumento da oferta de oxigênio ao oxigenador de bolhas ou pelo aumento da oferta de gás ao oxigenador de membranas, sob controle rigoroso da gasometria arterial.

IV. A alcalose respiratória, apesar de ser extremamente rara, principalmente quando os fluxômetros de gás usados não são precisos e apenas permitem ajustes de fluxo de 1 em 1 litro, pode produzir vasoconstrição, que se manifesta com maior intensidade nos vasos cerebrais e, nessas circunstâncias, a hiperventilação é a regra.

V. A acidose metabólica é um distúrbio bastante frequente, durante a circulação extracorpórea, e a causa mais comum deste distúrbio é uma deficiente oxigenação dos tecidos.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental