Questões de Concursos Públicos: Educador Social Encontre aqui questões Educador Social de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educador Social Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, Ensino Médio As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q321981 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Educador Social, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB, Ensino Médio A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que: a) o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil. b) até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta. c) o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho. d) depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar. e) crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q340011 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso, Ensino Médio Uma urna contém 10 bolas idênticas numeradas de 1 a 10. Retirando uma bola ao acaso, a probabilidade de ela ser marcada com um número ímpar é: a) 25% b) 13% c) 1% d) 50% e) 99% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q319856 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio A tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”. Em uma prática educativa crítica, a tolerância é a) a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário. b) compreender a ignorância dos usuários no atendimento social. c) a qualidade fundamental ao educador paciente. d) a ação assistencialista dos serviços de assistência social. e) o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q47818 | Português, Educador Social, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, Ensino Médio Assinale a alternativa correta, quanto à concordância verbal. a) Admite-se técnicos com experiência. b) Não se descobriram as causas do problema. c) Necessitavam-se de mais informações sobre o projeto arquitetônico. d) Na reunião de diretoria, não se analisou os novos planos da empresa. e) A ameaça, o terror, a agressão, nada o deteriam ao desafio imposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q319730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. Dessa maneira, as experiências a) não devem ser improvisadas, pois são interdisciplinares. b) não podem ser transplantadas, mas reinventadas. c) precisam considerar a capacidade de atuação de cada usuário. d) indicam o processo de construção do conhecimento a ser seguido. e) determinam os assuntos que devem ser ensinados pelo educador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, Ensino Médio As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q321981 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Educador Social, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB, Ensino Médio A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que: a) o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil. b) até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta. c) o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho. d) depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar. e) crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q340011 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso, Ensino Médio Uma urna contém 10 bolas idênticas numeradas de 1 a 10. Retirando uma bola ao acaso, a probabilidade de ela ser marcada com um número ímpar é: a) 25% b) 13% c) 1% d) 50% e) 99% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q319856 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio A tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”. Em uma prática educativa crítica, a tolerância é a) a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário. b) compreender a ignorância dos usuários no atendimento social. c) a qualidade fundamental ao educador paciente. d) a ação assistencialista dos serviços de assistência social. e) o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q47818 | Português, Educador Social, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, Ensino Médio Assinale a alternativa correta, quanto à concordância verbal. a) Admite-se técnicos com experiência. b) Não se descobriram as causas do problema. c) Necessitavam-se de mais informações sobre o projeto arquitetônico. d) Na reunião de diretoria, não se analisou os novos planos da empresa. e) A ameaça, o terror, a agressão, nada o deteriam ao desafio imposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q319730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, Ensino Médio Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. Dessa maneira, as experiências a) não devem ser improvisadas, pois são interdisciplinares. b) não podem ser transplantadas, mas reinventadas. c) precisam considerar a capacidade de atuação de cada usuário. d) indicam o processo de construção do conhecimento a ser seguido. e) determinam os assuntos que devem ser ensinados pelo educador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro