Questões de Concursos Públicos: Educador Físico

Encontre aqui questões Educador Físico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Na fase de movimentos fundamentais do desenvolvimento motor, as habilidades motoras fundamentais da primeira infância representam um período no qual as crianças pequenas estão envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Avalie as afirmações a seguir referentes à divisão e à caracterização dos movimentos fundamentais e especializados em estágios.

I. Estágio inicial (até os 2 anos de idade): é caracterizado pela integração dos movimentos espaciais e temporais ainda pobres, imprecisos e sequenciados, restritos pelo uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo. Por exemplo: a criança não consegue se sustentar em pé sozinha, pois seu equilíbrio ainda é falho, deixa cair objetos e brinquedos com frequência.

II. Estágio elementar (dos 3 aos 4 anos): envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Ocorre melhora da sincronia espaço temporal, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados.

III. Estágio maduro (dos 5 aos 6 anos): é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados. Por exemplo: a criança caminha, corre e manipula objetos com equilíbrio e segurança.

Estão corretas as afirmativas:

A ginástica laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, previne doenças originadas por traumas cumulativos, previne a fadiga muscular, aumenta a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele e promove maior integração no ambiente de trabalho.

Fisiologicamente, a ginástica laboral:

Dentre as perspectivas teóricas da Educação Física, o Coletivo de Autores apresenta uma sistematização de conteúdos com bases nos seguintes ciclos de escolarização:

Muitos estudos sobre a motivação mostram que os indivíduos que apresentam um elevado grau de estímulo de realização não somente aprendem mais rápido, como também respondem melhor e mais depressa em relação àqueles que apresentam baixo grau de motivação.

Uma das teorias na área da motivação está apoiada na teoria da autodeterminação e sustenta que o comportamento pode ser motivado intrinsecamente:

O VO2max é a quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode utilizar para a produção de energia, ou seja, a capacidade máxima do indivíduo de captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio quando submetido a esforços que requerem esse elemento para a produção de energia, podendo ser expresso em valores absolutos em litros por minuto (L.min-1) ou (L/min); ou relativos à massa corporal em mililitros por quilograma de peso corporal por minuto (mL.kg-1.min-1) ou (mL/kg/min).

O consumo máximo de oxigênio é influenciado por fatores como massa corporal, sexo, idade, herança genética e treinamento.

A esse respeito, pode-se afirmar que:

No atletismo algumas provas de pista são disputadas em raias, algumas com a exigência de que permaneçam na mesma raia do começo ao fim da prova; outras provas permitem que os atletas iniciem a prova em uma raia e terminem em outra. Dentre as provas abaixo relacionadas, assinale a alternativa correspondente ao conjunto de provas onde NÃO pode haver mudança de raia:

Ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora da performance. É uma palavra que derivada do grego ergon, que significa trabalho, e gennan, que significa produção. A maioria dos ergogênicos tem como propósito aumentar a performance pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Essas substâncias associadas à alimentação e treinamento adequados:

I. promovem aumento de tecido muscular, participa como doador de energia para o músculo e produz energia no músculo.

II. são classificadas em cinco categorias: nutricional, farmacológico, fisiológico, psicológico e biomecânico ou mecânico.

III. atuam em três funções básicas: são utilizados como fonte de energia, regulam processos fisiológicos através de energia produzida pelo próprio organismo e promovem o desenvolvimento dos tecidos corporais.

Estão corretas as afirmativas:

Entre as teorias do jogo, o enfoque psicológico aponta para concepções elaboradas por autores diversos. Para Wallon, os ____________ relacionam-se a uma atividade que busca efeitos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons. Os jogos _________ consistem em atividades cuja interpretação é mais ampla, mas também a mais próxima a certas definições mais diferenciadas: o jogo de bonecas, de cavalo de pau. Os __________________se resumem em agrupar objetos, combina-los, modifica-los, transformá-los e criar outros novos.

 Assinale a alternativa que reúne os três tipos de jogos defendidos por Wallon e que completa o enunciado acima:

Várias teorias foram e são apresentadas para entender e explicar o processamento de informações e a sua influência no controle motor. Em relação à Teoria do Circuito Fechado, é CORRETO afirmar:

O desenvolvimento da aptidão física está relacionado com a carga de treino, que origina modificações morfológicas e funcionais e a respectiva adaptação do organismo, tendo como objetivo final aumentar a condição física do indivíduo.

Um princípio que deverá ser respeitado para atingir esse objetivo, com sua correta definição, é o princípio: