Entrar

Questões de Concurso: Auxiliar de Sala

Confira aqui questões de Auxiliar de Sala para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.

II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.

III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos – sociais e culturais – e externos – afetivos e cognitivos.

IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às ações que objetivam a integralização do cuidar /educar nas instituições de Educação Infantil.

🧠 Mapa Mental
“A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil.” Com base na citação, é INCORRETO afirmar que
🧠 Mapa Mental
“Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental

Segundo Heywood (2004, p. 13.), “a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história”. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.

( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.

( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.

( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.

A sequência está correta em

🧠 Mapa Mental

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.

II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.

III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

🧠 Mapa Mental
“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.” Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental

“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.” Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.

II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.

III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.

IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

🧠 Mapa Mental

A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.

🧠 Mapa Mental

“Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.

II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.

III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.

Estão corretas as afirmativas

🧠 Mapa Mental