Questões de Concursos Públicos: Auxiliar de Professor de Educação Infantil

Confira aqui Questões Auxiliar de Professor de Educação Infantil de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros


No que concerne à organização do tempo, o Referencial Curricular Nacional apregoa que
Define-se como material–didático:
De acordo com os PCN "s, para a aprendizagem de atitudes é necessário:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares, ou seja:

I. Ao invés de o ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio, para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

II. É preciso analisar os conteúdos referentes a procedimentos não do ponto de vista de uma aprendizagem mecânica, mas a partir do propósito fundamental da educação, que é fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas a que se propõem.

III. É preciso que o aluno aprenda a pesquisar em mais de uma fonte, registrar o que for relevante, relacionar as informações obtidas para produzir um texto de pesquisa.

Das proposições acima
"A educação, direito de todos e dever _______ e da família, será _____________ e incentivada com
a colaboração da ____________, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o ____________".

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas apresentadas na frase.
A aprendizagem escolar consiste em
A inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais é proposta na LDB, garantindo a matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial como
Segundo o ECA, em seu artigo 54, é dever do poder público assegurar: