Entrar

Questões de Concurso: Auxiliar de Enfermagem

Confira aqui questões de Auxiliar de Enfermagem para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no prontosocorro, julgue os próximos itens.

Se os sintomas apresentados forem de depressão, o profissional de enfermagem deve estar atento a qualquer tentativa de suicídio.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Nos trechos "não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas" (Machado de Assis), e "a voz e as saias pertenciam a uma mocinha morena" (id.), substituindo–se por pronomes pessoais oblíquos as expressões "os seus estouvamentos e berlindas" e "a uma mocinha morena", de acordo com a norma culta, obtém–se

🧠 Mapa Mental

A área de urgência e emergência é um importante componente da assistência à saúde. A Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde estabelece normas e critérios de funcionamento de serviços de urgência e emergência vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar exclusivamente com uma equipe de profissionais da área da saúde (médico, enfermeiro e auxiliares de enfermagem).

🧠 Mapa Mental
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Em uma prescrição de Soro Glicosado 5% 500ml, duas ampola de VitaminaC, 10ml de Cloreto de Sódio, 10ml de Glicose 50%, 10ml de cloreto de Potássio, devendo ser infundido em quatro horas deverá ter um gotejamento de:

🧠 Mapa Mental
Ao cuidar de um paciente que apresenta disfagia, analise as intervenções que auxiliam na redução do risco de aspiração durante a alimentação:

1. Sentar o paciente na cadeira ou no próprio leito.
2. Dar líquidos no final da refeição.
3. Fornecer alimentos leves e de consistência fina para facilitar a deglutição.
4. Alimentar o paciente lentamente, dando tempo para mastigar e deglutir.
5. Encorajar o paciente a deitar para repousar por 30 minutos logo após a alimentação.

Estão corretas apenas as alternativas
🧠 Mapa Mental

Durante seu turno de trabalho, um profissional de enfermagem de uma equipe de saúde da família, recebeu, na unidade base, um homem de 55 anos de idade desacordado. Os acompanhantes relataram que ele havia apresentado intensa dor no peito há 20 min, com sensação de aperto, sudorese fria e falta de ar, seguidos de desmaio que ocorreu há menos de 5 min, quando foi imediatamente trazido para atendimento. O profissional de enfermagem constatou que o paciente estava inconsciente, não respirava e não apresentava pulso carotídeo.

Considerando a situação clínica apresentada, julgue os itens a seguir.

Na grande maioria dos adultos que apresentam a condição emergencial descrita, constata-se a presença de assistolia, que deve ser tratada por meio de desfibrilação cardíaca.

🧠 Mapa Mental

A tricotomia é um ritual pré-operatório que pode aumentar as taxas de supuração das cirurgias limpas, ao invés de diminuilas. Este procedimento deve restringir-se aos casos em que os pelos impeçam a visualização do campo cirúrgico e, por segurança e prevenção, deve ser realizado num intervalo temporal, em relação à cirurgia:

🧠 Mapa Mental

Em uma unidade de internação, tenho um paciente que deve receber 800mg de Cefalotina sódica (Keflin®), via endovenosa. A medicação disponível é em frasco-ampola de 1g. Sabendo que vou diluir em 5ml, quanto devo aspirar?

🧠 Mapa Mental

No Brasil, as doenças do aparelho cardiovascular são as principais responsáveis pela morte materna. É considerada atribuição do Auxiliar de Enfermagem na assistência à gestante em situação de ECLÂMPSIA, EXCETO:

🧠 Mapa Mental