O administrador de uma Intranet tentou acessar, utilizando um navegador em sua Intranet, o site www.estaprova.com.br e não obteve sucesso. Investigando as causas deste fato utilizou o comando Ping para o mesmo endereço e obteve como resposta a seguinte mensagem:
"Host desconhecido www.estaprova.com.br"
Repetiu o comando Ping, só que desta vez substituiu o endereço www.estaprova.com.br pelo endereço IP correspondente, neste caso, 192.168.122.1. Nesta tentativa obteve resposta e, ao final da mesma constava a seguinte informação:
Estatísticas do Ping para 192.168.122.1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda)
Tempos aproximados de ida e volta em milissegundos:
Mínimo = 31ms, Máximo = 47ms, Média = 43ms
A causa provável da impossibilidade de acesso na tentativa inicial foi que
a) a máquina que hospeda o site www.estaprova.com.br está desligada e a resposta ao Ping foi dada pelo roteador mais próximo a esta máquina.
b) a máquina que hospeda o site www.estaprova.com.br está desligada e a resposta ao Ping foi dada pelo servidor DNS que atende à Intranet.
c) o servidor DNS que atende à máquina que o Administrador está utilizando não consegue resolver o número IP para endereço www.estaprova.com.br.
d) o servidor HTTP que atende à Intranet não consegue resolver o número IP para endereço www.estaprova.com.br.
e) houve um problema de congestionamento na Intranet e o servidor que hospeda o site www.estaprova.com.br não conseguiu responder à solicitação em tempo hábil.