Questões de Concursos Públicos: Assistente Técnico

Encontre aqui questões Assistente Técnico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Segundo o art. 4° da Lei n° 11.079/2004, a contratação de Parceria Público-Privada deve seguir as seguintes diretrizes, exceto:

Segundo o art. 8° da lei das PPPs, as obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de Parceria Público-Privado poderão ser garantidas mediante, exceto:

Em uma PPP patrocinada de rodovia se o governo compensa o Parceiro Privado por uma arrecadação com pedágio inferior ao previsto em virtude de um tráfego menos que o esperado, o Parceiro Público está assumindo um:

A partir das identidades macroeconômicas básicas, pode-se estabelecer uma relação entre déficit orçamentário do governo e o saldo em conta-corrente de um país. De acordo com essa relação, é possível dizer que:

I. Uma redução do déficit orçamentário do governo, independentemente de ocorrerem ou não variações na diferença entre poupança e investimento privado, melhora o saldo em transações correntes do país.

II. Alterações no déficit orçamentário do governo somente causam mudanças no saldo em transações correntes do país se essas alterações forem provenientes de alterações na poupança do governo e desde que a diferença entre poupança e investimento privado permaneça constante.

III. Uma redução do déficit orçamentário do governo melhora o saldo em transações correntes do país, desde que a diferença entre poupança e investimento privado permaneça constante.

IV. Alterações no déficit orçamentário do governo somente causam mudanças no saldo em transações correntes do país, se tais alterações decorrerem exclusivamente de alterações nos investimentos públicos, independentemente de ocorrerem ou não variações na diferença entre poupança e investimento privado.

Em uma economia aberta e com governo, a poupança da economia é proveniente:

Com relação ao Produto Interno Bruto, pode-se dizer que:

I. O PIB é a produção interna do país, enquanto o PNB refere-se à produção realizada por nacionais, a diferença entre os dois é a renda líquida enviada ao exterior, a qual refere-se à remuneração de fatores externos ao país.

II. II – Produto Interno Líquido (PIL) é o PIB deduzido da depreciação, isto é subtrai-se o que está sendo “perdido” para produzir o PIB.

III. Quando se está falando em crescimento do PIB, está-se tratando do PIB em dólares, isto é, já “retirado” o efeito da inflação.

IV. PIB a preço de mercado é medido pelos preços que os bens e serviços são transacionados no mercado. Já o PIB a custo de fatores exclui os impostos indiretos e acrescenta os subsídios.

No modelo keynesiano simplificado, a demanda agregada é determinada pelo: DA = C + I + G + X. Onde:

Segundo a teoria de Keynes, as decisões de investimento dependem: