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Questões de Concurso: Arquiteto Urbanista

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Conforme o Capítulo III, sobre as condições gerais da acessibilidade do Decreto nº. 5296, de dezembro de 2004, no artigo 8º, para os fins de acessibilidade “consideram-se edificações de uso coletivo”:

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Toda obra para construir uma edificação possui um complexo cabedal de especificações para procedimentos elaborado por quem projeta, constrói e fiscaliza. A construção de um edifício funciona quando há entendimento de normas, técnicas, definições e execuções. Tratando-se da nomenclatura de termos técnicos, pode-se afirmar que chapisco é “a camada de preparo da base, com finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento ao substrato.” Dentro da nomenclatura de termos técnicos, sobre o contrapiso é correto afirmar:

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A fachada de uma edificação reflete a sua personalidade arquitetônica. Materiais de todos os tipos, da madeira ao aço, conferem individualidade a cada projeto e reforçam a sua volumetria. Muitas opções de acabamento satisfazem a suprema ânsia de construir uma casa, um edifício, um chalé, uma área de lazer. As variadas técnicas aliadas às múltiplas opções de materiais atendem a demanda de ordem prática como durabilidade, baixa manutenção e praticidade. Pode-se afirmar, conforme a nomenclatura técnica que “desempenado” é:

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Termos como arquitrave, entablamento, coluna, capitel, jônico, barroco e friso fazem parte do vocabulário da história da arte e da arquitetura. Muitos desses termos eram empregados para nomear e especificar componentes decorativos, estilos arquitetônicos e elementos construtivos.” Na linguagem clássica da arquitetura, o termo “frontão” significa:
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A terminologia Desenho Universal veio da tradução do termo Universal Design, no qual a palavra Design significa tanto o projeto de arquitetura quanto o desenho industrial e o produto. Desenho Universal representa assim, um planejamento de espaços e produtos que não excluem ninguém.” Considerando tal afirmação e segundo a ABNT, Desenho Universal é:

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A função do telhado é proteger a casa de intempéries, proporcionar conforto termoacústico e dar harmonia à fachada. Quando bem projetado, consegue aliar estética e eficácia, agregando valor ao imóvel construído. Atualmente, quase 80% das moradias no Brasil possuem telhado cerâmico ou de concreto. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre esses dois tipos de telhado. Quanto aos aspectos visuais das telhas de concreto, não devem apresentar fissuras na superfície exposta às intempéries, bolhas, esfoliações, desagregações e quebras. As pinturas protetoras ou revestimentos superficiais têm função estética. As telhas de concreto podem ser coloridas, de acordo com as especificações dos fabricantes, podendo apresentar pequenas variações de tonalidade em consequência do processo de produção. De acordo com a realidade das telhas de concreto, é correto afirmar, EXCETO:

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Dentro das edificações devem ser observadas diversas situações que podem constituir barreiras físicas ou visuais para deficientes físicos ou pessoas com dificuldade de locomoção. Os acessos, as janelas, as circulações horizontais e verticais, os objetos salientes, os banheiros são exemplos de alguns dos principais elementos a serem observados. A botoeira de elevador muito alta dificulta a utilização de pessoa usuária de cadeira de rodas. Além disso, geralmente as botoeiras não têm teclas em alto relevo ou Braile e os elevadores raramente dispõem de sinalizadores sonoros para informar aos cegos sobre o andar em que se encontram. Para um comando de elevador acessível, a botoeira deve estar na altura mínima ou máxima de:

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A climatização de um edifício proporciona bem-estar e saúde a seus ocupantes e é considerada uma diretriz para a construção sustentável, desde que se baseie em soluções de baixo consumo energético. Para isso, o projeto de arquitetura é a chave e deve incluir recursos que melhorem a circulação de ar e reduzem a carga térmica da casa. Considerando os fatores de conforto térmico e eficiência energética, pode-se afirmar que:

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As fundações são convencionalmente separadas em dois grandes grupos: fundações superficiais ou diretas, ou fundações profundas. A distinção entre esses dois tipos é feita segundo o critério de que uma fundação profunda é aquela cujo mecanismo de ruptura de base não atinge a superfície do terreno. Como os mecanismos de ruptura de base atingem acima da mesma, até duas vezes sua menor dimensão, a norma NBR 6122 estabeleceu que “as fundações profundas são aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes sua maior dimensão e a pelo menos 3m de profundidade.” Correspondem ao grupo de tipos de fundações superficiais:

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Estudos mais significativos no campo da história da arte e da arquitetura têm trazido uma compreensão mais detalhada do patrimônio artístico e cultural, oferecendo a estudiosos, artistas plásticos, críticos, restauradores e arquitetos, a possibilidade de colecionarem vasto conhecimento histórico, no entanto, nem todos estão bastante familiarizados com os termos da nomenclatura da história da arte e arquitetura. O termo “pórtico” é muito conhecido e significa:

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