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Questões de Concurso: Antropólogo

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Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.

III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

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A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

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Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

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A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

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Durante todo o século XIX, o conceito de raça foi muito utilizado por intelectuais que procuravam analisar as diferenças entre as sociedades humanas. A crítica às teorias racistas constitui importante capítulo na história da Antropologia fazendo emergir o relativismo cultural. Um dos aspectos mais importantes desta critica consistiu em distinguir a noção de evolução biológica da noção de evolução social e cultural. Para Claude Lévi Strauss no artigo “Raça e História”,
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A respeito do social e do cultural como categorias do estudo da Atropologia, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I Dado o fato de que a cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (por meio de sua projeção e materialização em objetos), ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza em um conjunto de práticas concretas e visíveis.

II Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa haver sociedade sem cultura.

III Ter tradição não significa, necessariamente, vivenciar as regras de modo consciente, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade.

IV Não se pode afirmar que sociedades sem tradição sejam sistemas coletivos sem cultura.

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Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta.

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A respeito do conceito de relativismo social, julgue os itens a seguir.

I O que a perspectiva de Malinowski indicava era a verdadeira possibilidade de uma compreensão por meio da “comparação por contraste” ou “comparação relativizadora”, uma modalidade de dar sentido à diversidade social, tomando como foco a própria descontinuidade, voltando-se contra a sociedade do observador.

II O relativismo cultural é considerado como uma filosofia moral problemática, na medida em que implica sua autonegação.

III O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

IV A ideia de relativismo social tem como pressuposto uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

V Quando vemos um costume diferente, é que acabamos reconhecendo, pelo contraste, nosso próprio costume.

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Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas

I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.

II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.

III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.

Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.

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Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

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