Questões de Concursos Públicos: Analista Judiciário Comunicação Social

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Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere: I.A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores PORQUE II.o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar I.pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril. II.ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos). III.fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in. IV.nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social. V.campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade. Está correto o que consta APENAS em

Nas sociedades capitalistas avançadas, a população é mobilizada a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social através do consumo estético massificado. As tendências à crise sistêmica e deserção individual são combatidas, entre outros meios, através da exploração mercantil da cultura e dos processos de formação da consciência. Assim sendo, acontece, porém que seu conteúdo libertador se vê freado e, ao invés do conhecimento emancipador em relação às várias formas de dominação, as comunicações se veem acorrentadas à ordem social dominante.
(Hohlfeldt, Antonio; Martino, Luiz C.; França, Vera Veiga (org): Teorias da Comunicação Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 133)

Nos estudos da Comunicação, o trecho acima explica, o conceito de

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de

Em A Galáxia da Internet ? Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os ?criadores da internet? constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário

O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Nas empresas e instituições, as ações de comunicação que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratégias planejadas, além do crescimento de atividades, serviços e linhas de produtos recebe o nome de