Questões de Concursos Públicos: Analista de Segurança

Encontre aqui questões Analista de Segurança de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Nos sistemas operacionais, o escalonamento de processos consiste em:

Sistema Operacional é, por definição, um conjunto otimizado de programas que tem por objetivo gerenciar recursos dos computadores.
Nesse sentido, as funções de gerência desempenhadas pelos sistemas operacionais, incluem os seguintes componentes:

Os computadores mais avançados implementam o conceito de paralelismo, ou seja, processamento simultâneo, que pode ocorrer de formas distintas. A forma de paralelismo em que cada instrução é subdividida em diversas partes e cada uma é executada em diferentes estágios da UCP é conhecida como:

Um cliente DHCP é um equipamento que está configurado para solicitar a um servidor DHCP um endereço IP. Nesse processo, um cliente DHCP pode passar por seis estados de aquisição. O que define em que estado se encontra o cliente é a mensagem que ele envia para um dos servidores DHCP da sua rede. No estado inicializa, quando um cliente inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda um determinado tipo de mensagem, enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP.

Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado seleciona.
A mensagem é:

Dentre os equipamentos de interconexão de redes de computadores, os dispositivos que executam filtro de tráfego são:
.

O Sistema de Detecção de Intrusão - IDS é um componente essencial em um ambiente cooperativo. Sua capacidade de detectar diversos ataques e intrusões auxilia na proteção do ambiente, e sua localização é um dos pontos a serem definidos com cuidado.
Dentre os tipos primários de IDS, um faz o monitoramento do sistema, com base em informações de arquivos de logs ou de agentes de auditoria, inclusive realizando detecção de port scanning. Outro tipo monitora o tráfego do segmento de rede, geralmente com a interface de rede atuando em modo promíscuo. A detecção é realizada com a captura e análise dos cabeçalhos e conteúdos dos pacotes.
Esses tipos são conhecidos como:

Numa rede que utiliza o protocolo TCP/IP, existem algumas convenções para a atribuição dos endereços IP. Assim, 127.0.0.0 representa um endereço de:

O registrador de uso específico, responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que a CPU deverá executar, é conhecido como:

Uma sub-rede conecta diversas máquinas num esquema de endereçamento de IP fixo, tendo o Unix como sistema operacional no servidor dedicado. A máscara empregada é 255.255.255.224 e um microcomputador conectado fisicamente a essa sub-rede usa o IP 193.48.236.72 como endereço válido.

Nessas condições, o primeiro endereço da faixa é utilizado para identificar a sub-rede, o segundo diz respeito ao roteador-padrão e o último, dentro da mesma faixa, refere-se ao endereço de broadcasting.

A faixa que contém endereços que podem ser atribuídos a mais três máquinas também fisicamente conectadas a essa sub-rede, é:

Um protocolo de criptografia para redes wireless apresenta, entre outras, as seguintes caracerísticas:

I. tem por objetivo garantir a confidencialidade e a integridade das informações em uma rede Wireless.

II. é o protoloco original de autenticação e criptografia definido pelo IEEE 802.11, sua chave varia de 40 e 128 bits (opcional).

III. possui um vetor de inicialização de 24 bits e é transmitido em texto claro, isso diminui consideravelmente a força do algoritmo.

IV. utiliza o protocolo RC4 para cifrar os dados.

Esse protocolo é conhecido pela sigla: