“Quando uma empresa decide investir também na internet, é fundamental, como no mundo real, que a mesma pesquise e conheça seus clientes. Só depois que conhecer seus hábitos e preferências terá dados suficientes para planejar e executar um bom planejamento. Nessa pesquisa, terão que ser levantados quais são as atividades virtuais que mais atraem esses clientes. Por exemplo: Se seu cliente é jovem, música, vídeos e interatividade são itens interessantes para atraí-lo. Se este é mais maduro, talvez seja melhor priorizar mais informações e utilidades sobre determinado produto ou serviço. Um jovem, provavelmente, passa muito mais tempo vendo vídeos na internet do que lendo jornais.” (BARONI, Mara. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações . Salvador, BA: Edições VNI, 2011, p. 61). Pelo texto acima, a autora implica uma relação muito forte entre o marketing digital e os internautas. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.
a) Identificar o que atrai e, mais importante, mobilizar o usuário na internet deve ser o ponto de partida para qualquer ação de marketing digital, uma vez que a linguagem e os canais a serem usados para cada público são diferentes.
b) Entre os usos da internet pelas pessoas, destacam-se os seguintes: assistir a vídeos postados por outros usuários; acompanhar fóruns ou grupos de discussão on-line ; visitar sites de relacionamento social; ler análises críticas dos consumidores; ler blogs ; executar ou baixar músicas e filmes; escutar podcasts – todos esses usos permitem algum tipo de ação de marketing digital .
c) A verificação do tráfego na internet deve ser um dos fatores considerados na escolha de ações e veículos para o marketing digital, como a veiculação de banners ou anúncios inteligentes.
d) A presença das empresas em redes sociais ou em blogs , nos quais a organização está disponível para críticas, sugestões, opiniões ou dúvidas dos consumidores, é uma das principais ferramentas do marketing digital.
e) Um dos principais méritos do marketing digital é simplesmente chamar a atenção dos clientes, que tendem a agir de forma passiva frente às ferramentas digitais como redes sociais, blogs e sites de fabricantes.