Entrar

Questões de Concurso: Analista de Educação

Confira aqui questões de Analista de Educação para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:

I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;

II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.

III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.

IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que estão cada vez mais tomando conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem.

I – Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.

II – Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.

III – Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.

IV – Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

O currículo é peça central para que a Escola cumpra sua função educadora. Nesse sentido, é preciso que, ao construílo, a instituição escolar observe alguns cuidados, como os que estão apresentados a seguir:

I – indique estratégias de enfrentamento e superação a todas as formas de racismo e discriminação.

II – defina meios de combate a todas as formas de naturalização e estigmatização das diferenças.

III – ponha em discussão entre seus pares se o discurso da igualdade, de que muitos educadores são portadores (somos todos iguais), não mascara uma visão etnocêntrica do homem e da humanidade.

IV – considere-o uma atividade produtiva em que tem maior valor o que as pessoas fazem com ele do que aquilo que ele (o currículo) faz com as pessoas.

Considere os cuidados apontados e assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental
A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:
🧠 Mapa Mental

Há pressupostos que podem e devem ser observados pelos professores, quando se trata do processo ensinoaprendizagem. Considere as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A aprendizagem é contínua, estendendo-se do nascimento à morte, e o ensino é fechado e não permutável, não havendo possibilidade de o professor aprender com o aluno.

( ) A aprendizagem é dinâmica, uma vez que implica relação entre o sujeito que aprende e o objeto estudado, e o ensino deve ser gradual, avançando por níveis cada vez mais complexo de dificuldades.

( ) A aprendizagem é pessoal e intransferível, uma vez que uma pessoa não pode aprender por outra; o ensino deve ser aberto para permitir a comunicação pedagógica entre as partes.

( ) A aprendizagem é integral, pois o homem aprende com todo o seu ser; o ensino é intencional, pois o professor deve saber aonde pretende chegar com sua prática de ensino.

( ) A aprendizagem é cumulativa, pois o simples se faz degrau para o mais complexo, podendo uma aprendizagem anterior servir de base para um novo conhecimento; o ensino é não relacional, não associando as diversas facetas dos saberes (teóricos, práticos, éticos) entre si.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

🧠 Mapa Mental

A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a Equipe Pedagógica deve estar atenta e intervir, se necessário, no cotidiano escolar, para definir o padrão de qualidade do conhecimento a ser construído pela Escola. Analise, então, as considerações que seguem e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

( ) Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno ações conscientes e seguras no mundo imediato e, além disso, permitir que amplie seu universo cultural.

( ) Os professores devem selecionar conhecimentos relevantes, que provoquem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica.

( ) Os conhecimentos ensinados são cópias de conhecimentos socialmente construídos, assim, basta inseri-los em sala de aula para que os alunos aprendam o que se pretende ensinar.

( ) Os conhecimentos de referência, para se tornarem conhecimentos escolares, precisam passar por um processo de descontextualização/recontextualização, de forma que se estabeleça uma ruptura entre o conhecimento de referência e o conhecimento escolar.

( ) A construção do conhecimento escolar requer, obrigatoriamente, a observação das etapas de desenvolvimento humano, sob pena de o aluno não aprender.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

🧠 Mapa Mental
No cumprimento da função fiscalizadora, é competência do Conselho Escolar:
🧠 Mapa Mental
Com base no texto de Morin, é possível tecer considerações sobre o papel da Escola na busca de solução de problemas provocados pelo contexto civilizatório contemporâneo. A relação entre escola e contexto civilizatório contemporâneo está expressa corretamente na alternativa:
🧠 Mapa Mental

Analise as competências relativas à Equipe Pedagógica que estão apresentadas a seguir.

I – Acompanhar e avaliar a programação de ensino desenvolvida pelas diferentes classes.

II – Articular-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação em busca de apoio administrativo e financeiro, visando à produtividade do processo ensino-aprendizagem.

III – Assegurar o tombamento do patrimônio da Escola, responsabilizando-se pelo acervo pedagógico.

IV – Propor condições para que os marcos de aprendizagem sejam alcançados.

Assinale agora a opção que apresenta corretamente as competências próprias da Equipe Pedagógica.

🧠 Mapa Mental

Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996

O processo formativo referido no artigo 1º da LDB ocorrerá no âmbito da unidade escolar quando, entre outros aspectos:

I – a instituição mantiver sua total independência em relação aos movimentos sociais.

II – as orientações pedagógicas forem focadas apenas na formação escolar strictu sensu.

III – a convivência humana restringir-se à participação da família e da comunidade limítrofe à Escola.

IV – a Escola orientar manifestações culturais para serem vivenciadas dentro e além de seus limites físicos.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental