As organizações têm exigido a elevação do nível de qualidade dos produtos e dos serviços de seus fornecedores. Uma das formas empregadas pelas organizações para a manutenção e melhoria do nível da qualidade de seus produtos e serviços é a utilização das ferramentas da qualidade. Sobre as ferramentas da qualidade, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe, tem como objetivo principal a identificação das causas de um problema. O diagrama busca explicitar a relação entre causa e efeito.
( ) O fluxograma é um gráfico com dois eixos cartesianos, x e y. No eixo x (abcissas), encontra-se a variável independente, e no eixo y (ordenadas), encontra-se a variável dependente, que é determinada pela variável x. O fluxograma permite então a identificação de relações de causalidade entre variáveis.
( ) O diagrama (ou gráfico) de Pareto apresenta tanto a frequência absoluta das ocorrências (problemas ou causas de problemas) quanto a frequência relativa acumulada (%) das ocorrências. O objetivo principal do diagrama é facilitar a visualização dos problemas (ou causas) que ocorrem com maior frequência.
( ) As folhas de verificação, também denominadas cartas de controle, exibem os limites de especificação e os limites de controle definidos segundo as especificações de um produto ou serviço, bem como apresentam o cálculo da capacidade do processo, denominado Cpk.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
b) V – F – V – F.
c) F – V – V – F.
d) F – F – V – V.
e) V – V – F – F.