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Questões de Concurso: Analista de Correios Letras

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Texto para os itens de 26 a 34

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Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

Presente no ato de falar sobre a linguagem, a função metalinguística manifesta-se nos enunciados “(que palavra horrível!)” Ll.24) e “Há quem diga que suas epístolas deram origem à Educação a Distância, já que ele difundia o cristianismo por meio de cartas para seus discípulos” (L.25-27), nos quais o autor tomou o próprio código de comunicação como assunto da mensagem.

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Texto para os itens de 36 a 48
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Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

Os adjetivos “nervosos” (L.10) e “acerba” (L.22), utilizados, em sentido denotativo, para qualificar seres vivos animados, são empregados, no texto, em sentido conotativo, para qualificar, respectivamente, processo e evento.

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Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

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Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Caso o adjunto adverbial “Na Universidade de Oxford” (L.13) seja deslocado para o final do período em que ocorre, não será necessário ajuste na pontuação, bastando, para se manterem a correção gramatical e o sentido do texto, as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas.

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Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

As marcas que caracterizam a informalidade do discurso falado, ao serem inseridas em um discurso mais formal, como no texto acima, devem ser destacadas pelo emprego das aspas, tal como ocorre no período que inicia o texto.

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Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

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Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Caso a expressão “Foi... que” (L.7-8) fosse retirada do período em que se insere, não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto, desde que feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas, pois, de acordo com as normas da língua portuguesa, tal expressão não exerce função gramatical.

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Texto para os itens de 36 a 48
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Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.

No processo de formação dos vocábulos “integração” (L.15), “impulsiona” (L.18), “indefectivelmente” (L.23) e “imprudências” (L.27), identifica-se o prefixo in-, que neles expressa a noção de mudança de estado.

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Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

Nas linhas 16 e 17, seriam preservadas a correção gramatical bem como a coerência e a clareza entre as ideias, caso se substituíssem os sinais de ponto e vírgula, que separam os termos de uma enumeração, por vírgulas.

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Texto para os itens de 36 a 48
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Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.

O sufixo identificado na formação dos vocábulos “representantes” (L.4) e “emergentes” (L.5) expressa a noção de paciente das ações de representar e emergir, respectivamente.

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Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A colocação pronominal em “caracteriza-se” (L.6) indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem; o emprego desse pronome antes da forma verbal, além de caracterizar desrespeito às regras gramaticais do registro padrão da linguagem, representaria, no contexto, uso inadequado da linguagem, dado o caráter institucional do texto.

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