Entrar

Questões de Concurso: Analista Ambiental Júnior Biologia

Confira aqui questões de Analista Ambiental Júnior Biologia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Agenda 21 é um programa de ação, baseado em um documento de 40 capítulos. Constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 está voltada para os problemas prementes de hoje e visa ainda à preparação do mundo para os desafios do próximo século.
O documento apresenta quarenta capítulos que se dividem em quatro seções, conforme mostrado no quadro.

2014_08_25_53fb1d4ecaf64.jpg

Dentre os temas abordados na seção I, constam

🧠 Mapa Mental

A formação de biofilmes bacterianos sobre uma superfície no meio ambiente pode ser iniciada pela redistribuição de células aderidas a uma superfície, a uma divisão celular, a um espalhamento sobre uma superfície e a um recrutamento de células a partir do fluido adjacente.

Considere as afirmações abaixo sobre a formação de biofilmes bacterianos em superfícies no meio ambiente.

I - A estrutura do biofi lme é determinada pela produção de uma matriz polimérica extracelular (MPE), constituída de lipídeos.

II - A transição entre o estado planctônico e o de ligação irreversível produz todas as novas proteínas.

III - A formação do biofi lme inicia-se pela ligação das células a uma superfície, produção do MPE, resultando em ligação irreversível à superfície, desenvolvimento da arquitetura do biofi lme, maturação e dispersão das células.

IV - Em cada estágio, as bactérias têm fi siologias e três fenótipos diferentes: planctônico, biofi lme maduro e dispersão.

São corretas as afirmações:

🧠 Mapa Mental

Em estudos de comunidades para monitoramento ambiental, utilizam-se descritores analíticos básicos para determinar os possíveis padrões de distribuição espaço-temporais. Dentre os descritores biológicos, os mais usados são abundância, frequência, riqueza de espécies, diversidade e equitabilidade. Nos quadros a seguir, as comunidades A e B apresentam seis espécies, que diferem muito quanto ao número de indivíduos por espécie/área amostral (n).

2014_08_25_53fb1d4e34112.jpg

A partir dos dados apresentados nesses quadros, constata-se que a(s)

🧠 Mapa Mental

A vida moderna está cada vez mais dependente do petróleo e de seus derivados. A exploração, o refino, o armazenamento e o transporte do petróleo e/ou de seus derivados, no entanto, podem acarretar acidentes, como, por exemplo, os derramamentos e a contaminação de solos e sistemas aquáticos. Várias técnicas vêm sendo desenvolvidas para a remoção ou a degradação n situ ou ex-situ do petróleo derramado. A biorremediação envolve a utilização de micro-organismos de ocorrência natural ou cultivados para degradar ou imobilizar contaminantes. Um exemplo da ação de micro-organismos em processo de biorremediação é apresentado na ilustração.

2014_08_25_53fb1d4f375bf.jpg

Entre as técnicas, uma recente e ainda em fase de desenvolvimento é a bioaumentação, que se caracteriza por

🧠 Mapa Mental

Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas, cujas presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

Uma característica relevante para a seleção de organismos para biomarcadores é o fato de eles

🧠 Mapa Mental

Biogeografia é a ciência que estuda os padrões espaciais da biodiversidade, estudando as distribuições dos organismos, no passado e no presente. O botânico De Candolle dividiu a Biogeografia em duas subáreas: Biogeografia Ecológica, que estuda como os processos ecológicos ocorridos em curto prazo atuam sobre o padrão de distribuição dos organismos, e Biogeografia Histórica, que estuda como os processos ecológicos, ocorridos em longo prazo, atuam sobre o padrão de distribuição dos organismos.

Os três processos fundamentais em Biogeografia são:

🧠 Mapa Mental

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Amazonas e em Roraima. Nesse espaço territorial, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul - Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata - , o que resulta em um elevado potencial aquífero, favorecendo a sua biodiversidade.

Em relação às plantas do Cerrado, verifica-se que apresentam

🧠 Mapa Mental

O licenciamento ambiental é um instrumento fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde ele se insere. Através do licenciamento, busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência. O processo de licenciamento ambiental possui três etapas distintas: licenciamento prévio, licenciamento de instalação e licenciamento de operação.

A licença prévia

🧠 Mapa Mental

A NBR ISO 14001:2004 de gestão ambiental tem por objetivo prover as organizações de elementos de um Sistema da Gestão Ambiental (SGA) eficaz. Para os efeitos dessa norma, aplicam-se vários termos e definições.

Um desses termos é o desempenho ambiental, que é definido como

🧠 Mapa Mental

Nas últimas décadas, a polêmica sobre um possível aquecimento global do nosso planeta, decorrente do aumento do efeito estufa, passou a fazer parte das preocupações da humanidade, com constante cobertura pela mídia. Cabe destacar que grande parte do efeito estufa natural se deve à presença da água na atmosfera: 85% de vapor dágua e 12% de partículas de água.

O aumento do teor de outros gases na atmosfera, em decorrência de atividades antrópicas, pode causar o aumento do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global do planeta.

Associe as características abaixo aos diferentes gases do efeito estufa.

2014_08_25_53fb1d50d1756.jpg

As associações corretas são:

🧠 Mapa Mental