Entrar

Questões de Concurso: Agrônomo

Confira aqui questões de Agrônomo para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O papel da estatística na investigação científica vai além de indicar a sequência de cálculos a serem realizados com os dados obtidos. Na etapa de planejamento, ela auxilia na escolha das situações experimentais e na determinação da quantidade de indivíduos a serem examinados.

Com relação aos princípios básicos que devem ser considerados no planejamento de instalação de experimentos em campo, avalie as afirmações a seguir.

I. A repetição refere-se ao número de parcelas que receberão tratamentos diferentes.
II. A casualização evita que determinado tratamento seja favorecido e garante que os erros sejam independentes.
III. O uso de um número adequado de repetições possibilita uma boa estimativa do erro experimental, melhorando as estimativas de interesse.
IV. A unidade experimental, ou parcela, é a maior porção do material experimental, e os tratamentos são avaliados para testar a hipótese.
V. A ideia básica do controle local é a partição do conjunto total de parcelas em subconjuntos (blocos) com a maior homogeneidade possível.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A tecnologia utilizada para a transformação genética de plantas não pode prescindir de forte embasamento científico que permite avaliar as possibilidades e limitações da liberação de plantas transgênicas, em larga escala, no meio ambiente. A transformação de plantas cultivadas via transgenia é uma tecnologia que tem sido rápida e facilmente dominada por diferentes laboratórios.

Em relação à transgenia, avalie as afirmações a seguir.

I. Um dos problemas da transgenia consiste na dificuldade de prever onde ocorrerá a inserção do DNA transformante e a que fatores regulatórios esse DNA, estranho ao processo evolutivo do genoma, será submetido ou submeterá os demais genes.

II. A transgenia, por envolver diretamente a base da alimentação humana, pode prescindir de algumas definições científicas, como de "equivalência substancial" entre alimentos transgênicos e naturais, ligada à visão mais profunda da organização, expressão e regulação dos genomas.

III. A liberação de produtos transgênicos é feita com base na Lei de Biossegurança, que criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio).

IV. Quanto às análises de risco para a saúde humana, constata-se a insuficiência de conhecimento científico que embase os julgamentos prévios à liberação dos produtos transgênicos.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O Sistema Agroflorestal (SAF) é aquele em que espécies perenes lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras e bambus) são intencionalmente utilizadas e manejadas em associação com cultivos agrícolas e (ou) animais. O objetivo desse sistema é a produção de alimentos de forma sustentável, sem o uso de adubação química e de agrotóxico. Os sistemas agroflorestais devem tentar reproduzir ao máximo a arquitetura e a distribuição espacial das formações naturais, para melhor aproveitamento da radiação, da umidade e dos nutrientes.

Sobre o Sistema Agroflorestal, avalie as afirmações a seguir.

I. O custo é maior com insumos externos que com os internos.

II. O SAF ajuda no combate à erosão.

III. As espécies perenes podem ser geradoras de renda no final do ciclo de um SAF.

IV. O manejo das culturas que compõem o SAF é mais simples que uma plantação tradicional.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O principal objetivo da tecnologia de aplicação de agrotóxicos é colocar a quantidade certa de ingrediente ativo no alvo, com a máxima eficiência e de maneira econômica, afetando o mínimo possível o ambiente. Perde-se, porém, boa parte dos agrotóxicos aplicados no campo. Estima-se que 90% dos produtos aplicados não atingem o alvo, dissipam-se no ambiente e acabam em reservatórios de água e, principalmente, no solo.

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A correta aplicação de agrotóxicos, utilizando-se pulverizadores de barra tratorizados, somente é possível quando se dispõe de pontas de pulverização que propiciem distribuição satisfatória, espectro de gotas uniforme e de tamanho adequado.

II. Uma aplicação eficiente de inseticidas requer cobertura adequada da superfície-alvo, o que é obtido com gotas de tamanho grande.

III. Entre as diferentes técnicas de aplicação de agrotóxicos, as que se baseiam na pulverização são as mais difundidas, devido à flexibilidade que oferecem em diferentes situações.

É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O preparo convencional, caracterizado por mobilização intensiva, causa degradação das propriedades do solo, principalmente de sua estrutura, favorecendo a erosão hídrica e o assoreamento de rios e lagos.

Com relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir. I. Uma das principais causas da degradação em áreas cultivadas é a compactação do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas, aos implementos agrícolas e ao pisoteio animal.
II. A compactação modifica várias propriedades do solo, como a retenção de água, a densidade e a resistência à penetração.
III. As práticas de manejo devem proporcionar boas condições físicas ao solo, sem afetar sua condutividade hidráulica.
IV. O plantio direto é prática comum no Brasil, apesar de implicar a degradação do solo a longo prazo, por diminuir o conteúdo de matéria orgânica.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A ferrugem-asiática da soja [Glycine max (L.) Merr.] é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Syd. & P. Syd. Os danos causados por essa doença são da ordem de 10% a 90% do cultivo e as plantas severamente infectadas apresentam desfolha precoce, redução da produtividade e da qualidade dos grãos.

Entre as estratégias apresentadas a seguir, identifique as recomendadas para se reduzir o risco de danos causados pela ferrugem-asiática à cultura da soja no Brasil.

I. Utilizar cultivares de soja de ciclo tardio.
II. Realizar a semeadura no início da época recomendada para a cultura.
III. Eliminar as plantas voluntárias e não cultivar a soja na entressafra.
IV. Utilizar cultivares resistentes, quando disponíveis.
V. Utilizar fungicidas protetores, após o aparecimento dos sintomas.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O conjunto de propriedades de uma associação de agricultores que se tem destacado no cultivo de diversas variedades de milho crioulo consiste numa reserva de grande biodiversidade de sementes de milho. Entretanto, nos limites dessas propriedades, estão situadas grandes lavouras de milho transgênico, resistente a lagartas e ao herbicida glifosato. Preocupada com a entrada de pólen oriundo das lavouras transgênicas e a consequente contaminação das variedades crioulas, essa associação procurou orientação técnica de engenheiros agrônomos, que defenderam diferentes opiniões a respeito e apresentaram as seguintes argumentações.

I. O milho, por ser uma planta alógama, permite até 95% de fecundação cruzada, e o pólen oriundo das lavouras transgênicas, pelo vento, pode atingir as variedades crioulas, e alterar o genoma dessas variedades na próxima geração.

II. Devido à elevada taxa de polinização cruzada no milho, é possivel que as variedades crioulas recebam pólen dos cultivos transgênicos, podendo as sementes produzidas nessa fecundação perder características da variedade crioula.

III. As variedades crioulas não correm riscos de contaminação com pólen transgênico, pois a fecundação cruzada do milho ocorre entre plantas muito próximas, dentro da mesma lavoura, e não entre plantas distantes.

IV. Mesmo que o pólen das plantas transgênicas atinja as flores femininas do milho crioulo, os transgenes não serão inseridos no genoma das plantas crioulas e as sementes produzidas manterão, plenamente, as características da variedade crioula.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

As vendas de flores aumentam muito em determinadas épocas do ano, como no dia das mães, dos namorados e de finados. O agricultor, atento a esses períodos de maior demanda, pode investir na floricultura, diversificando sua propriedade rural e aumentando sua renda agrícola. A cultura do crisântemo (Dendranthema grandiflora) é uma alternativa, devido à sua grande aceitação no mercado, podendo ser comercializado como flor de corte ou de vaso. Seu florescimento é promovido pela diminuição do fotoperíodo, e o uso de artifícios permite ao agricultor produzir flores durante todo o ano.

Visando à produção de crisântemos, em ambiente protegido, para comercialização em final de outubro, período que antecede o dia de finados, o agricultor precisa utilizar

🧠 Mapa Mental

Sabendo-se que o enxofre participa de processos metabólicos vitais para as plantas, como a fotossíntese e a síntese de aminoácidos, foram cultivadas várias espécies olerícolas com e sem aplicação de sulfato, em uma mesma área. Observaram-se diferentes respostas entre as culturas. Algumas dessas olerícolas, tais como couve, brócolis e repolho, apresentaram aumento de produtividade em razão da aplicação do enxofre, e outras, como mandioca e cenoura, não apresentaram resposta.

Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que explica as diferenças observadas.

🧠 Mapa Mental

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. Seu estudo, elaborado com o objetivo de serem minimizados os riscos relacionados aos fenômenos climáticos, permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O zoneamento agrícola é uma ferramenta de gestão de riscos, tanto para os agricultores quanto para as seguradoras, e fornece indicações das melhores épocas de plantio das culturas, de forma a serem minimizados os riscos de perdas por eventos climáticos.

II. Na elaboração do zoneamento agrícola, são analisados exclusivamente os parâmetros de clima, tendo em vista que todos os demais fatores de produção dependem das condições meteorológicas locais.

III. Na metodologia do zoneamento agrícola, são quantificados os riscos climáticos que podem ocasionar perdas na produção e é elaborada a relação de municípios e os respectivos plantios indicados, bem como os calendários de plantio.

IV. Para fazer jus ao seguro agrícola, o produtor deve observar as recomendações desse pacote tecnológico, uma vez que alguns agentes financeiros condicionam a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental