Questões de Concursos Públicos: Agente de Saneamento Ambiental

Encontre aqui questões Agente de Saneamento Ambiental de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O cloro residual é o responsável pela eliminação de bactérias e outros microrganismos que podem estar presentes na água e, segundo o Ministério da Saúde, a água própria para consumo deve conter uma concentração mínima de cloro residual. Para analisar o cloro na água a ser distribuída à população é utilizado:
O conceito de Demanda Química de Oxigênio (DQO) é
Nas etapas de Coagulação e Pós-alcalinização do tratamento de água adicionam-se, respectivamente,
O monitoramento de OD (oxigênio dissolvido), nas fases de captação da água e de seu tratamento, é importante porque

O pH ou potencial hidrogeniônico é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, compreendendo valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro, o valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima.

No sistema de distribuição de água é recomendado que o pH seja mantido na faixa de

Nos sistemas de tratamento de água acontecem etapas que envolvem processos químicos e físicos. A adição de produtos químicos contribui para tornar a água potável. Entre os possíveis produtos químicos estão os polímeros, que podem ser catiônicos, aniônicos ou neutros, dependendo da característica química da água a ser tratada. A etapa do tratamento em que esses polímeros são usados é a
O ácido fluorsilícico ou ácido hexafluorosilícico (H2SiF6) é um composto químico que é utilizado no tratamento de água para consumo humano e que tem vital importância para a saúde humana, atuando na

As estações de tratamento de esgoto, na sua maioria, fazem o tratamento e o posterior despejo em um corpo receptor (rio, riacho, lagoa, etc.) e têm uma especial atenção com os resíduos gerados no processo de tratamento, principalmente o lodo.

Apesar de ser constituído em sua maior parte por matéria orgânica, o lodo representa riscos ao meio ambiente e, se mal destinado, pode contaminar solos ou outras áreas se for arrastado por água de chuva. Considere as afirmativas abaixo.

I. O lodo pode ser despejado no corpo receptor (rio, riacho, lago, etc.) para degradação da matéria orgânica pelos microrganismos presentes na água.

II. O lodo pode ser enviado para tratamento térmico (incineração).

III. O lodo pode ser enviado para agricultores próximos à estação para uso como adubo de hortaliças.

IV. O lodo pode ser enviado para aterro sanitário.

Está correto o que se afirma APENAS em

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social.

De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental. Considere as ações abaixo:

I. Tratamento e distribuição de água.

II. Coleta e tratamento do esgoto.

III. Coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos.

IV. Drenagem de águas pluviais.

As ações que visam a salubridade ambiental são

A análise de turbidez de um sistema de tratamento de água tem seus limites expressos em Unidade Nefelométrica de Turbidez (NTU), que é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto.

Os valores máximos permitidos para a turbidez na distribuição de água à população são de