Entrar

Questões de Concurso: Agente de Fomento Externo

Confira aqui questões de Agente de Fomento Externo para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“O ano de 1930 tem grande significado na vida de Prestes; é o momento em que, diante da pressão para que assumisse a liderança do movimento que ficaria conhecido como a “Revolução de 30”, ele rompe com seus antigos companheiros, os “tenentes”, e se posiciona publicamente a favor do programa do Partido Comunista.” PRESTES, Anita Leocadia. Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro. São Paulo: Boitempo, 2015. Presente em diferentes momentos da história do Brasil, Luiz Carlos Prestes tornou-se personagem importante da República Velha até a Redemocratização. Primeiramente integrante do movimento tenentista, durante os anos de exílio, após o fim da Coluna Prestes (1925-27), estuda e se aproxima do comunismo, regressando clandestinamente ao país como líder da Intentona Comunista (1935). Uma tentativa de revolução que faz parte de um contexto histórico em que podemos afirmar que
🧠 Mapa Mental
Considere as seguintes afirmações:
 
I. Todo amapaense é brasileiro.
II . Todo brasileiro é sul-americano.
 
Então, é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
O Estado-rede caracteriza-se por
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
O processo complicado chamado de Brexit teve início em junho de 2016, cujos desdobramentos continuaram em 2017 e 2018, prossegue em 2019 com muitas polêmicas entre as partes atingidas.
Sobre o Brexit é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Mais da metade da população mundial usa internet

Cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo atualmente, o que representa mais da metade da população mundial - informou a ONU na sexta-feira (7 de dezembro de 2018).

A agência da ONU para informação e comunicação, a UIT, indicou que, até o final de 2018, 51,2% da população mundial estará usando a internet. “Até o final de 2018, teremos ultrapassado a marca de 50% do uso da internet”, afirmou o diretor da UIT, Houlin Zhou, em um comunicado. “Esse é um passo importante para uma sociedade global da informação mais inclusiva”, disse ele.

Segundo a UIT, os países mais ricos do planeta registraram um crescimento sólido no uso da internet, que passou de 51,3% de suas populações, em 2005, para atuais 80,9%.

(Texto adaptado. Disponível em: https://exame.abril.com.br)

Considerando as regras de regência, o vocábulo sublinhado em o que representa mais da metade da população mundial (1° parágrafo) estará corretamente substituído, sem qualquer outra alteração no trecho, por

🧠 Mapa Mental
Texto associado.
1. O mantra do momento é "siga o seu coração". O coração é sábio. Se o coração não palpita, mude de vida. Ou de trabalho
2. Antigamente o trabalho era apenas um instrumento para garantir o sustento. A ideia que o "trabalho nos completa", nos "apaixona", seria incompreensível. Mas não é incompreensível hoje. Se não sentirmos um amor eterno pela rotina do escritório, pensaremos em uma derrota existencial.
3. Mas, se, em matéria de trabalho, o que interessa é cumprir nossa paixão, isso significa que todos temos uma paixão para cumprir. Noções de esforço e mérito deixam de fazer sentido. Tudo que interessa é descobrir nossa vocação. Contudo, conforme alertam psicólogos, esse raciocínio não sobrevive a uma análise cuidadosa.
4. Em matéria vocacional, a teoria de que aquilo que nos apaixona já está inscrito no nosso "DNA existencial" é a teoria dos românticos, que pulam de trabalho em trabalho em busca da epifania. Se não a encontram, a frustração aumenta. Para pesquisadores, pessoas que se refugiam nessa teoria dificilmente encontram a paixão que procuram. O mundo não é o reflexo perfeito dos nossos desejos, ele é mais imprevisível e diverso do que nossas fantasias mentais.
5. Quando nos agarramos a uma ideia fixa de realização pessoal, não vemos oportunidades de trabalho alternativas. Pior ainda: encaramos cada surpresa como um desvio intolerável. Quem acredita na vocação "natural" não concebe a existência de obstáculos. Se as coisas não são tão simples como imaginamos, isso pode significar que estamos no caminho errado.
6. Moral da história? Não siga seu coração. Prefira abrir sua cabeça para possibilidades que existem - e que sua cabeça nem sequer imaginava que existiam. 
Verifica-se emprego de verbo no modo imperativo no seguinte trecho:
🧠 Mapa Mental
Considere que uma auditoria realizada pela área responsável pelo controle interno das entidades da Administração indireta do Estado do Amapá, ao avaliar determinados programas implementados pela Agência X, tenha considerado que a atuação da Agência X em tais programas, embora eficaz, careceu de eficiência. Tal conclusão
🧠 Mapa Mental
A negação da afirmação condicional “Se Carlos não foi bem no exame, vai ficar em casa” é: 
🧠 Mapa Mental
Está redigido com clareza e correção este livre comentário do texto:
🧠 Mapa Mental