Questões de Concursos Públicos: Agente de Defesa Civil

Encontre aqui questões Agente de Defesa Civil de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

“O rompimento de duas barragens de uma mineradora liberou uma enxurrada de lama que causou grande destruição em um distrito de Mariana, em Minas Gerais, deixando pessoas mortas e toda a comunidade destruída. As barragens de Fundão e Santarém, da Samarco, estão localizadas entre Mariana e Ouro Preto e, ao se romperem, liberaram uma onda de lama que teria chegado a 2,5 m de altura e atingido um dos principais rios da região Sudeste do país, deixando vários municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo sem água.” Trata?se do rio:
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 191 países hoje no mundo. Mas há algumas ausências nessa lista. As duas mais famosas são Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano que, apesar de ficar de fora do cadastro da ONU, é “observador permanente” da entidade, status que dá direito a voto nas conferências. Além desses dois, a ONU não contabiliza possessões e territórios. Diante das informações anteriores e de seus conhecimentos de divisão político?geográfica internacional, NÃO é correto afirmar:
Barack Obama anunciou mudanças na atuação da NSA no final de 2015. No entanto, em discurso, ele disse por vários momentos que o país não irá se desculpar por fazer “o que serviços de inteligência de qualquer outra nação faz”. Foi enfático ao afirmar: “Nós não vamos nos desculpar simplesmente porque nossos serviços podem ser mais eficazes, mas chefes de Estado e governo com quem trabalhamos, e de cuja cooperação dependemos, podem se sentir confiantes de que estamos tratando?os como verdadeiros parceiros”. O presidente dos Estados Unidos estava se referindo especificamente a

"A crise econômica que se desenvolveu no País, principalmente a partir da década de 70, gerou reflexos altamente negativos sobre o processo de desenvolvimento social e sobre a segurança das comunidades contra desastres." (Condicionante da Política Nacional de Defesa Civil). Assinale a alternativa que apresenta uma das origens que gerou a crise econômica da assertiva acima.

Do ponto de vista geométrico, a forma do lote é definida por três características: a área da parcela, a relação de seus lados, e o paralelismo de seus lados opostos. Essas três características, por sua vez, estão fortemente ligadas a um quarto fator: a topografia do terreno. Esses quatro fatores juntos determinam as formas das parcelas. A maioria dos loteadores privados tenta minimizar a área da parcela de forma a maximizar a quantidade de parcelas e assim, maximizar o rendimento econômico do parcelamento. Sobre o parcelamento, assinale a alternativa incorreta:

O Zoneamento é considerado, normalmente, como o instrumento de planejamento urbano por excelência. Ao longo da tradição urbanística de um modo geral, o zoneamento de um simples instrumento de planejamento, acabou sendo transformado no alfa e ômega da atividade de planejar, "como se esta se resumisse ao ato de estabelecer uma divisão espacial para fins de separação e controle de usos da terra" (SOUZA, Marcelo Lopes de, 2002). Sobre o zoneamento é correto afirmar:

Os cortes e aterros nas vias dão lugar a taludes que muitas vezes são indesejáveis. Contudo, nem sempre é possível evitá- los. Nesses casos é necessário seguir algumas regras básicas de modo a executá-los de forma mais adequada. Sobre essas regras, assinala a afirmativa incorreta

A vegetação, quando aplicada corretamente, pode ser uma grande aliada para promover o bem estar, o conforto e a segurança dos moradores que vivem em áreas de grande declividade. Sobre a vegetação em áreas de morro é correto afirmar:

1. As fruteiras tropicais como bananeiras e coqueiros são espécies vegetais altamente indicadas para áreas com forte declividade, dada a sua condição de leveza, além de proporcionar um reforço na alimentação das famílias mais pobres.

2. As arvores grandes plantadas nas encostas acumulam água em suas raízes e tendem a provocar deslizamentos de barreiras.

3. As plantas ajudam a conservar o terreno, pois evitam que a terra seja carregada pela água da chuva.

4. Pequenas fruteiras, pinha, acerola, urucum, laranja, limão e araçá, devem ser plantadas próximas às casas.

5. Nas encostas deve-se priorizar o plantio de gramíneas como o capim gordura e o capim sândalo.

Assinale a alternativa correta:

As Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS é um instrumento de regularização fundiária que visa primordialmente à produção e à manutenção de habitação de interesse social. Essas zonas especiais visam a incorporar os espaços urbanos da cidade clandestina à cidade legal. É correto afirmar sobre esse instrumento:

1. As ZEIS podem ser classificadas em razão das características de uso e ocupação da área urbana.

2. Uma das características para aplicação da ZEIS diz respeito aos terrenos públicos ou privados ocupados por favelas, por população de baixa renda ou por assentamentos assemelhados onde haja interesse público em se promover a urbanização.

3. As ZEIS não são indicadas para serem aplicadas em terrenos ou áreas não edificadas.

4. O plano de urbanização é o instrumento que deve ser adotado visando à intervenção nas ZEIS.

5. As ZEIS não podem ser utilizadas em áreas com concentração de habitação coletiva precária, como cortiços.

Assinale a alternativa correta:

O grau de abertura para a participação popular no campo da gestão pública admite ser tratado com o auxílio de uma escala de avaliação. Essa escala hoje, em grande parte, é inspirada na clássica escala de participação popular de ARNSTEIN, S. (1969). Atualmente essa escala estabelece oito categorias que vão do nível menor ao nível de maior participação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas categorias em ordem decrescente.