No Brasil, a proposta de incluir os temas transversais no contexto educacional deu-se a partir de 1998, após a apresentação do documento dos PCNs pelo MEC. Analise as afirmações abaixo sobre o assunto.
I. A perspectiva transversal não requer uma transformação da prática pedagógica, pois exige do professor a continuidade da atuação de atividades pedagogicamente formalizadas e não aumenta o compromisso com relação à formação quantitativa de alunos.
II. De acordo com a concepção elaborada pela equipe de especialistas do MEC, os temas transversais não devem perpassar os conteúdos curriculares.
III. As áreas convencionais devem acolher as questões dos Temas Transversais de forma que seus conteúdos permaneçam imutáveis.
IV. Os temas transversais propostos no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.
V. Os temas não constituem novas áreas do conhecimento e devem ser abordados contínua e sistematicamente ao longo de toda a escolaridade.
VI. De acordo com a concepção elaborada pela equipe de especialistas do MEC, os temas transversais devem perpassar os conteúdos curriculares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
a) Somente a IV, V e VI são verdadeiras.
b) Somente a I, II , V e VI são verdadeiras.
c) Somente a I, III, IV e V são verdadeiras.
d) Somente a I, III, V e VI são verdadeiras.
e) Somente a III, IV, V, VI e VII são verdadeiras.