Entrar

Questões de Concurso: UNESP

Confira aqui questões de UNESP para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:
🧠 Mapa Mental
Assinale a oração correta:
🧠 Mapa Mental
Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração:
🧠 Mapa Mental
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos.
B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações.
C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.
🧠 Mapa Mental
A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce.
II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam.
III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida.
IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.
🧠 Mapa Mental
A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm:
🧠 Mapa Mental
Assinale a alternativa correta gramaticalmente:
🧠 Mapa Mental
Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano.
Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada
ao longo da história e também produzem cultura.
II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.
III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
🧠 Mapa Mental