Questões de Concursos Públicos: PUC PR

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Um dos desafios éticos no cotidiano dos profissionais de saúde é a comunicação. Tanto que muitas dificuldades ocorrem na interação entre esses profissionais, o paciente, seus familiares ou acompanhantes. São características de uma comunicação eficaz e efetiva:

I. Clareza.

II. Objetividade.

III. Simplicidade.

Está(ão) CORRETA(S):

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

II. Para não decrescer na qualidade, a educação à distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didáticopedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade.

III. A escolha da modalidade da educação à distância como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágeis, céleres e qualitativamente superiores, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação à distância começou a aparecer como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com eficácia aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência pela cultura humanas.

IV. Um dos grandes desafios da educação à distância tem sido manter os alunos do início ao fim nos cursos propostos, uma vez que a cultura educacional ainda está presa à concepção presencial.

Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.

II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador

 baseado nas necessidades de organização.

III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.

IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

A Hipernatremia ocorre quando as perdas de H2O forem maiores do que a perdas de Na+ ou quando a ingestão de água for insuficiente. Em geral, as consequências são desidratação e hiperosmolaridade, e tardiamente o acúmulo efetivo de Na+, tal como no hiperaldosteronismo. De acordo com o enunciado, assinale os principais sinais e sintomas observados num paciente com Hipernatremia:

As organizações têm uma grande capacidade de influenciar o comportamento das pessoas. Suas decisões levam muitas vezes a sociedade a repensar seus comportamentos e conceitos. Como exemplo temos as práticas de inclusão social. A participação de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, além de ser uma exigência legal, também tem sido uma constante no nosso dia a dia. Analise as assertivas abaixo a respeito dos benefícios dessa questão e assinale a alternativa CORRETA:

I. As organizações que adotam programas de contratação e de integração de trabalhadores portadores de necessidades especiais se beneficiam com um reforço de sua imagem na sociedade.

II. Os trabalhadores com necessidades especiais acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.

III. Os grupos sociais internos adquirem maior sensibilidade, atenuando o preconceito, o que proporciona maior equidade e coesão cultural.

IV. As organizações também são beneficiadas com um clima mais positivo e com a motivação dos outros empregados.

As diretrizes para a reanimação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE), aprovadas em 2010, apresentam mudanças quanto às ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde. Assinale a alternativa que contém as principais mudanças:

O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:

I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.

II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.

III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.

IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.

Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros:

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. Participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações e experiências e produzir conhecimento.

II. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo em que se transforma e volta a agir no grupo, transformado e transformando o grupo.

III. Nessa abordagem de educação à distância, ensinar é organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, identificar as representações do pensamento do aluno, atuar como mediador e orientador, fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações, realizar experimentações, provocar a reflexão sobre processos, favorecer a formalização de conceitos, propiciar a inter-aprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno.

IV. Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca, ao fazer ao compreender.

A resolução COFEN n. 311/07, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aponta no art. 25 que é dever e responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. Os registros no prontuário devem ser legíveis, objetivos, completos, precisos, claros, concisos, sem rasuras, de modo a garantir a continuidade dos cuidados. Em relação aos registros de enfermagem, avalie as afirmativas que seguem:

I. É proibido registrar fatos e outras situações relacionadas a juízo de valor.

II. Todo profissional é responsável pela assinatura dos registros e/ou procedimentos por ele executados, uma vez que é proibido realizar e/ou delegar esse ato a outras pessoas.

III. As anotações devem ser realizadas somente ao final de cada turno.

IV. A evolução de enfermagem realizada pelo profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) deve ser vistada pelos enfermeiros.

V. É proibida a utilização de qualquer tipo de abreviaturas.

Está(ão) CORRETA(S):

Paciente de 65 anos dá entrada no serviço de emergência, queixando-se de dor no peito, de início súbito, ao realizar uma caminhada. Escala de dor no momento da caminhada: cerca de 4hs: 10 / 10. Fez uso de medicação para dor (AAS 500mg) por orientação de uma vizinha, sem sucesso. Apresenta no momento dor, escala 8/10 iniciada hoje. É hipertenso prévio, em uso irregular de medicação. Dados vitais: FC: 80 bpm; FR: 23 mpm; PA: 150x95 mmHg; T axilar: 36,8ºC. Com relação ao Protocolo de Manchester, identifique a classificação e as condições de risco deste paciente elencadas acima: