Questões de Concursos Públicos: Instituto Machado de Assis

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Quanto a Triagem Auditiva de Escolares analise as afirmações abaixo:

I. Para escutar todos os componentes auditivos precisam estar íntegros, pois qualquer alteração, por mais discreta que seja, pode trazer grandes prejuízos ao ser humano resultando em complicações, inclusive na esfera educacional.

II. Umas das maneiras de realizar a detecção de alterações auditivas são os Programas de Triagem Auditiva Escolar.

III. Northern e Downs (2005) definem a triagem auditiva como um processo de aplicação de testes, exames ou outros procedimentos rápidos e simples a um número geralmente grande de pessoas, não tendo a pretensão de diagnosticar.

IV. Como não tem a pretensão de diagnosticar as pessoas identificadas como achados suspeitos não devem ser encaminhados para realização do diagnóstico e tratamento.

V. A detecção precoce e a intervenção imediata em crianças com perda auditiva otimiza o potencial linguístico, emocional e social, aumentando o desempenho acadêmico.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

Uma criança respiradora bucal, com diagnóstico de baixa auditiva e obstrução tubária causada por vegetações adenoides, deverá receber, na avaliação audiometria, o laudo de:
O recém-nascido pré-termo é um ser frágil, de pequeno perímetro cefálico, porém de cabeça comprida, cerca de 1/3 de sua estatura. O CRIB é uma escala que avalia a gravidade, mediante o quadro clínico inicial (primeiras 12 horas de vida) do RN prematuro, com base em cinco parâmetros citados abaixo, EXCETO.
As crianças não devem ser amamentadas na posição deitada, por possuírem no ouvido formações anatômicas diferentes das de um adulto. Em uma análise comparativa entre a tuba auditiva dos adultos e a das crianças, é correto afirmar que a do (a).
Alguns sistemas de saúde se organizam para atender as pessoas segundo níveis de atenção e para se organizar por níveis de atenção eles levam em conta pelos menos três elementos todos citados abaixo, EXCETO.

As maneiras de colocar em prática estes princípios são chamadas de diretrizes do SUS. Elas são três

I. Descentralização que é a transferência de serviços de saúde do governo federal para os governos estaduais e alguns serviços dos estados para os municípios;

II. Atendimento integral, isto é, os serviços devem realizar ações atender as pessoas para que recuperem a saúde e também previnam a ocorrência de doenças. Isto se denomina de atividades assistenciais e preventivas;

III. Participação da comunidade que significa a participação da população usuária e não usaria do SUS para definir as prioridades no atendimento e fiscalizar o emprego de recursos financeiros e não financeiros no SUS. Para essa participação estão previstos os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde para efetivar o controle social.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

Um fonoaudiólogo orienta os pais de uma criança, com 3 anos de idade e com atraso na linguagem, a repetir sempre a palavra de modo correto, de forma lúdica, sem ansiedade, usando pausas, entonações e inflexões. O aspecto do aconselhamento utilizado por esse fonoaudiólogo é o (a):
O processo fonológico é definido como uma simplificação sistemática que atinge uma classe de sons. Na literatura, há quatro tipos de processos fonológicos. Uma criança que faz as seguintes trocas: / lápis / > / lapi /, / pato / > / pa /, / blusa / > / beluza /, apresenta alterações no processo de:
A criança com atraso ou distúrbio específico da linguagem apresenta como característica: