Entrar

Questões de Concurso: IFB Instituto Federal Brasilia

Confira aqui questões de IFB Instituto Federal Brasilia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), dadas as afirmações, abaixo:

I) Denomina-se expressão aritmética aquela cujos operadores são aritméticos e cujos operandos são constantes ou variáveis do tipo numérico.

II) Uma expressão relacional é uma comparação realizada entre dois valores, independentemente de seu tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.

III) E, OU e NÃO são conectivos usados na formação de novas proposições nas expressões lógicas.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

🧠 Mapa Mental

Alguns conceitos básicos de classes e objetos apresentados em Barnes e Kölling (2009) são descritos no texto a seguir:

Os objetos são criados a partir de ____________ . A classe descreve o tipo do ____________ ; os objetos representam instanciações individuais da ____________ . Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos. O cabeçalho de um método é chamado ____________ e fornece informações necessárias para invocar o método. O ____________ de um objeto é representado pelos valores armazenados em seus ____________ . Os ____________ permitem que cada objeto seja configurado adequadamente quando ele é criado. Os ____________ implementam o comportamento dos objetos.

As palavras que completam CORRETAMENTE, na ordem apresentada, as lacunas do texto acima são:

🧠 Mapa Mental
Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, dadas as afirmações abaixo, segundo Farrer (1999), assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental

Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica - uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte -, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:

?Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura - consideradas _________________- e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________? (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica).

🧠 Mapa Mental
Segundo Larman (2007), há duas espécies de modelos de objetos: dinâmico e estático. Modelos dinâmicos ajudam a projetar a lógica, o comportamento do código ou o corpo do método. Modelos estáticos ajudam a projetar nome de classes, atributos e assinaturas dos métodos (mas não o corpo dos métodos). Marque a alternativa que apresenta dois diagramas UML que são utilizados, respectivamente, na modelagem de objetos estática e na modelagem de objetos dinâmica:
🧠 Mapa Mental

Dadas as afirmativas abaixo sobre as definições de UML, segundo Larman (2007):

I) É uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.

II) Existem três perspectivas para aplicar a UML, sendo elas: conceitual, de especificação e de software.

III) É uma notação diagramática padrão para desenhar ou apresentar figuras (com algum texto) relacionadas a software - principalmente software OO.

Assinale a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:
🧠 Mapa Mental
Segundo Elmasri (2011), na terminologia formal do modelo relacional, uma linha, um cabeçalho de coluna e a tabela, são chamados, respectivamente, de:
🧠 Mapa Mental
Baseado nos conceitos de programação orientada a objetos com Java, apresentados em Barnes e Kölling (2009), a herança múltipla existe nos casos em que uma classe herda propriedades e comportamentos de mais de uma superclasse. A subclasse tem então todas as propriedades e comportamentos das superclasses e todas as propriedades e comportamentos definidos na própria subclasse. Diferentes linguagens de programação orientadas a objetos variam quanto ao tratamento de herança múltipla, algumas linguagens de programação permitem herança de múltiplas superclasses, outras não. Java não permite herança múltipla de classes, mas fornece uma outra construção que utiliza interfaces. Assinale a alternativa que apresenta um trecho de código Java correto para a declaração de uma classe Java que simula a herança múltipla.
🧠 Mapa Mental