Questões de Concursos Públicos: IF TO

Encontre aqui questões IF TO de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre responsabilidade social é correto afirmar, exceto:
Sobre a departamentalização é correto afirmar, exceto:
A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Com relação aos seis processos básicos de gestão de pessoas, é correto afirmar:
Texto associado.

Texto 2


Tanto o desenvolvimento como o ponto de partida da argumentação pressupõem acordo do auditório. Esse acordo tem por objeto ora o conteúdo das premissas explícitas, ora as ligações particulares utilizadas, ora a forma de servir-se dessas ligações. O orador, utilizando as premissas que servirão de fundamento à sua construção, conta com a adesão de seus ouvintes às proposições iniciais, mas estes lha podem recusar, seja por não aderirem ao que o orador lhes apresenta como adquirido, seja por perceberem o caráter unilateral da escolha das premissas, seja por ficarem contrariados com o caráter tendencioso da apresentação delas.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 73 (adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta fragmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo.
Para Chiavenato (2010) OSM – Organização, Sistemas e Métodos – é a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo dos processos organizacionais. Sobre OSM é correto afirmar, exceto:

A testagem psicológica pode ser parte importante de uma avaliação psicológica. Os testes psicológicos visam coletar, de maneira sistemática, amostras de comportamentos acerca do funcionamento cognitivo, afetivo ou interpessoal dos indivíduos, pontuando e avaliando essas amostras de acordo com normas.

Uma vez que as normas de um teste são utilizadas como referência para interpretação de escores individuais, é essencial que a amostra normativa:

Tanto a avaliação quanto a testagem psicológica são atividades complexas que demandam habilidades e competências específicas dos psicólogos. A prática da testagem psicológica requer uma série de cuidados técnicos e éticos que garantirão sua efetividade, especialmente quando se tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes.


Entre estes cuidados, os principais são:

I. Realizar investigação in loco, visando conhecer as características dos comportamentos da criança ou do adolescente na escola, em casa e em outros contextos de interação.

II. Dar uma ênfase maior aos dados coletados com informantes adultos, como pais e outros cuidadores, do que aos dados coletados diretamente com a criança ou adolescente.

III. Considerar os resultados de forma contextualizada, a partir dos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, incluindo dados de outros profissionais como neurologistas e fonoaudiólogos.

IV. Ater-se exclusivamente aos resultados dos testes em comparação com as amostras normativas, evitando relativizar o desempenho a partir de contextos externos ou de outras fontes de informação.


É correto o que se afirma em:

De acordo com o modelo de desenvolvimento cognitivo para o ciclo da vida de K. Warner Schaie, o ser humano passa por sete estágios que giram em torno de metas motivadoras. Essas metas mudam progressivamente da aquisição de informações e habilidades, passando pela integração prática do conhecimento até chegar ao significado e propósito daquilo que se aprende. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:

I. No estágio realizador as crianças e adolescentes adquirem informações e habilidades principalmente por seu próprio valor ou como participação na sociedade.

II. No estágio aquisitivo as pessoas de meia idade utilizam a mente para resolver problemas práticos associados a responsabilidades com os outros.

III. Durante a adolescência as pessoas utilizam o que sabem para atingir metas como carreira profissional e família.

IV. As pessoas entram na aposentadoria, reestruturam suas vidas e energias intelectuais em torno de propósitos significativos que ocupem o lugar do trabalho remunerado no estágio reorganizativo.

V. O estágio reintegrativo e o de criação de herança acontecem ao final da primeira infância, evidenciando a importância do contexto social no desenvolvimento do uso do intelecto.

Sobre o processo de tomada de decisão é correto afirmar, exceto:
Texto associado.

A jaula tem 1 metro de largura por 1,8 de comprimento. É do tamanho de uma geladeira. A porca reprodutora, um enorme animal de 14 kg, mal consegue se mexer ali dentro. Passa a vida inteira deitada, sem andar, com as patas atrofiadas. Ela só sai para parir — em outra jaula. Com menos de um mês, os filhotes são desmamados à força, e a porca é inseminada de novo. Esse processo se repete cinco, seis, sete vezes. Só para quando ela não consegue mais engravidar, e então é descartada como uma máquina velha. Em laboratórios de pesquisa, coelhos são totalmente imobilizados, sem poder sequer piscar, enquanto cientistas pingam substâncias em seus olhos. A tortura pode durar horas ou dias a fio até que, no fim do teste, o animal é sacrificado — a morte boa que vem em  seu socorro. As granjas não têm interesse em criar os pintinhos machos, pois eles demoram mais para engordar do que as fêmeas. E por isso são jogados, logo ao nascer, em sacos plásticos ou moedores de carne, para que morram sufocados ou sejam estraçalhados vivos.

Esses são só três exemplos dos maus-tratos que os bichos sofrem no mundo moderno. Há muitos outros. Ao longo do século 20, as indústrias alimentícia e farmacêutica elevaram a exploração animal a um patamar assustador. Mas não precisa ser assim. Nem sempre é necessário utilizar cobaias em estudos científicos — e, nos casos em que ainda é, isso não precisa ser feito com crueldade e indiferença. 95% da população mundial come, e provavelmente vai continuar comendo, carne. Mas isso não significa que bois, porcos e galinhas precisem ser criados, e abatidos, de forma desumana. A novidade é que, pressionada pelos consumidores e por novas leis, a indústria parece ter entendido isso. E finalmente, após décadas encarando os animais como objetos, começou a repensar o tratamento deles. Um conjunto de novas tecnologias e procedimentos, que deverão entrar em vigor já nos próximos anos, promete reduzir bastante o sofrimento animal.

Szklarz, Eduardo; Garattoni, Bruno. Maus-tratos aos animais. Superinteressante, São Paulo, ano 32, n. 395, p. 26–35, nov. 2018. (fragmento)

A leitura do texto permite concluir que: