Questões de Concursos Públicos: FUNPAR NC UFPR

Encontre aqui questões FUNPAR NC UFPR de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Considere o seguinte início de um texto retirado da revista retirado da revista Galileu (edição 219; out 2009):
Priscila só faz o que gosta. Francis não consegue passar mais de três meses no mesmo trabalho. E Felipe leva a sério esse papo de cuidar do meio ambiente. Eles são impacientes, preocupados com si próprios, interessados em construir um mundo melhor e, em pouco tempo, vão tomar conta do planeta.
Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima. 
( ) Folgados, distraídos, superficiais e insubordinados são outros adjetivos menos simpáticos para classificar os nascidos entre 1978 e 1990. Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer. “Minha prioridade é ter liberdade nas minhas escolhas, fazer o que gosto e buscar o melhor para mim”, diz a estudante Priscila de Paula, de 23 anos. “Fico muito insatisfeita se vejo que fui parar em um lugar onde faço coisas sem sentido, que não me acrescentam nada”. 
( ) Nessa etapa, “busca de significado” é a expressão que dá sentido às coisas. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. Na questão “qual pessoa gostariam de ser?”, a resposta “equilibrado entre vida profissional e pessoal” alcançou o topo, seguida de perto por “fazer o que gosta e dá prazer”. 
( ) Com 20 e poucos anos, esses jovens são os representantes da chamada Geração Y, um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos. 
( ) O estudo, desenvolvido por Ana Costa, Miriam Korn e Carlos Honorato e apresentado em julho, tentou traçar um perfil dessa geração que está dando problema para pais, professores e ao departamento de RH das empresas. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo. 
O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada por Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, sobre a volta da febre amarela e da zika no Brasil, para a revista Pesquisa Fapesp. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 
1. Como está seu trabalho sobre febre amarela? 
2. A febre amarela vai voltar? 
3. Todos no país deveriam ser vacinados? 
4. Como explicar a volta do sarampo e outras doenças que estavam controladas? 
( ) É provável, principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, por causa da dispersão do vírus nesses estados. Mesmo no inverno, houve relatos de mortes de macacos por febre amarela no litoral paulista, sinal de que o vírus continua se espalhando.
 ( ) A vacinação deve ser feita com cautela, mas, a meu ver, tem de vacinar o país inteiro. Defendo isso desde os episódios em Minas Gerais nos anos 1990. 
( ) Com uma aluna de doutorado, Milene Silveira Ferreira, estou concluindo um estudo sobre a evolução da doença em macacos do gênero Saimiri, o micode-cheiro, para entender por que um paciente que está bem de repente piora e morre.
 ( ) A dificuldade de controlar as epidemias de doenças antigas ou evitar a introdução no país de vírus originários de outros locais tem várias causas. Uma é a movimentação cada vez mais intensa e rápida de pessoas de um lado para outro do planeta. Esse é um poderoso mecanismo de disseminação de doenças, que não se consegue impedir. No Brasil, onde a estrutura de saúde e do sistema de vigilância é ainda falha e passiva, é quase impossível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Num estojo escolar, há 10 lápis de cor (4 vermelhos, 3 verdes, 2 amarelos e 1 azul), todos com o mesmo formato e tamanho. De olhos fechados, qual é o número mínimo de lápis que devemos retirar desse estojo para ter certeza de que dois deles são vermelhos e um é verde?
Admita que as seguintes proposições são verdadeiras: 
– Alguns candidatos estudaram raciocínio lógico para o último concurso. 
– Todos os aprovados no último concurso estudaram raciocínio lógico. 
– Ana não foi aprovada no último concurso. 
A partir dessas premissas, pode-se inferir que:
Pode-se afirmar que ao longo dos anos ocorreu um processo expansivo de proteção dos direitos dos homens, as chamadas gerações ou dimensões de direitos fundamentais. Nesse sentido, é considerado um direito fundamental de primeira geração:
Para o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas a pesquisa é um instrumento fundamental. De acordo com a metodologia científica, existem diversas técnicas para a realização de uma pesquisa. Sobre as técnicas de pesquisa, assinale a alternativa correta.
Qual instrução apresenta o conteúdo do primeiro elemento do vetor ou array declarado em PHP na forma:
$estados = array("AM", "AP", "DF", "PR", "SP","SC", "RS"); ?
Rubens investiu R$ 2.000 em um banco à taxa de juros de 10% a.m. Qual será o valor dos rendimentos que ele irá resgatar a juros compostos após o período de 1 ano?
A Constituição da República de 1988 ficou conhecida como a “Constituição cidadã”, sendo amplamente elogiada no mundo todo pela sua forte proteção aos direitos fundamentais. Esse alto nível da dogmática jurídica brasileira observável no processo constituinte é uma decorrência da superação da mentalidade vivenciada durante a ditadura militar oriunda do Golpe de 1964, notadamente em relação à posição social da mulher. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.