Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a
principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade
é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas
tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do
relacionamento com o público, deve se preocupar em
I.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as
redes sociais e os ambientes digitais.
II. desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas
de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a
marca com relação às questões socioeconômicas.
III. transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento
social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e
colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV. ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou
de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não
devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)