Entrar

Questões de Concurso: EDUCA

Confira aqui questões de EDUCA para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que produzem a energia necessária para a realização das funções vitais dos seres vivos.
O metabolismo pode ser dividido em:
Assinale (1) para Anabolismo e (2) para Catabolismo:

( ) Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese.

( ) Reações químicas para a degradação de moléculas. São reações de degradação.

( ) É o processo metabólico que decompõe moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores.

( ) Processo metabólico que sintetiza moléculas complexas por meio de substâncias simples.

( ) São hormônios relacionados com esse processo: Estrogênio, testosterona, hormônio do crescimento, insulina, etc.

( ) Adrenalina, cortisol, glucagon, citocinas são alguns dos hormônios relacionados com esse processo.

A sequência CORRETA é:
🧠 Mapa Mental
A Lei n.º 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços, regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. A partir das disposições estabelecidas nela, examine as afirmações abaixo: I. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete: formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano. II. São atribuições comuns a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica. III. Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. IV. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social. Em relação ao orçamento são considerados outras fontes, os recursos provenientes de: rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais. V. A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde e dos Estados assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
Estão CORRETAS:
🧠 Mapa Mental

O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim. (FUNDEB-Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, Art. 24).

Segundo a citada Lei, é CORRETO afirmar que a atuação dos membros dos conselhos dos Fundos:

🧠 Mapa Mental

O Código de Ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação.

Sobre os deveres fundamentais do intérprete, segundo o Código de Ética (integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes- FENEIS), assinale a opção INCORRETA.

🧠 Mapa Mental
Em consonância com o código de ética do Nutricionista, em seu Art. 28, diz que é dever do nutricionista:

Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Não é um dos elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010:
🧠 Mapa Mental
Com base na Portaria n.º 2.436/2017 que versa sobre a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa CORRETA que contempla as atribuições do Técnico em Saúde Bucal.
🧠 Mapa Mental
Os materiais usados pelo cirurgião-dentista podem ser classificados em críticos, semicríticos e não críticos. A respeito dos materiais, analise os itens:
I. Artigos críticos entram em contato apenas com mucosa integra, capaz de impedir a invasão dos tecidos. Estes também devem estar esterilizados, ou até mesmo desinfetados, ao serem utilizados. Os exemplos são pinça clínica, espelho bucal, condensadores de amalgama, espátulas, pedras e pontas montadas, cânulas de sucção, taças de borracha, etc. II. Artigos não críticos são aqueles que entram em contato apenas com a pele integra e os que não entram em contato direto com o paciente. Devem estar desinfetados ao serem usados. Como exemplos, citam-se placa de vidro, Dappen, porta-dique plástico ou metálico, etc. III. Artigos semicríticos são aqueles que penetram nos tecidos, no sistema vascular e nos órgãos isentos de micro-organismos próprios. Devem estar esterilizados ao serem utilizados. Como exemplos, citam-se agulhas para anestesia e sutura, instrumentos cirúrgicos, instrumentos para raspagem, instrumentos e limas para endodontia, fios de sutura, curetas para dentina, sonda exploradora e milimetrada, brocas, porta-agulha, seringas, etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
🧠 Mapa Mental
O patógeno atinge o organismo do indivíduo e lá produz as toxinas que causam danos e os demais sintomas de DTA. Exemplos desse tipo de doença são as infecções causadas por Escherichia coli enterotoxigênica e Vibrio cholerae. A descrição anterior refere-se a:

Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental