Questões de Concursos Públicos: CS UFG Encontre aqui questões CS UFG de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CS UFG Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q709363 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, Ensino Superior, 2019 Texto associado. A Cidade de Goiás, declarada patrimônio histórico, surgiu às margens do Rio Vermelho, fruto da a) fixação dos entrepostos comerciais criados pelos tropeiros. b) expansão das lavouras cafeeiras realizada pelos fazendeiros. c) atividade de exploração mineradora iniciada pelos bandeirantes. d) implementação da pecuária extensiva promovida pelos colonizadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q42601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente a) do incentivo à participação cívica, devido à almejada institucionalização política dos partidos. b) dos desentendimentos entre as instâncias de poder regional, o que tornava a política goiana imune às renovações ocorridas no cenário nacional. c) do sistema eleitoral, que se tornou o selo desse pacto pela forma sistemática de controle da oposição. d) da pressão exercida pelo poder público regional com o objetivo de inserir as camadas médias num jogo político regulado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q711169 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFG, CS UFG, Ensino Médio, 2019 Texto associado. O manual de descrição de cargos é a compilação de todas as descrições de cargos da empresa, divididas por áreas, conforme a estrutura existente na organização. Há quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências geralmente encontradas nos contornos de um cargo. São eles: a) requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades, condições de trabalho. b) condições ambientais, requisitos sociais, responsabilidades, autoridade. c) cadeia de comando, requisitos físicos, remuneração, especificação de tarefas. d) requisitos mentais, requisitos funcionais, condições sociais, requisitos éticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q19728 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG, Ensino Superior O desenvolvimento dirigido a testes (TDD, do Inglês Test-Driven Development) é uma abordagem de de senvolvimento de software na qual se intercalam tes tes e desenvolvimento de código. Uma das caracterís ticas da abordagem TDD é a) a sua utilidade no desenvolvimento de softwares novos. b) o maior custo associado aos testes de regressão. c) a redução da importância da automatização dos testes. d) a sua adequação a processos de software sequenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q42580 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Grande parte das políticas educacionais brasileirasfoi reorientada a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior, pautadas no binômio inclusão e democratização (DOURADO. In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, n.100. especial. 2007). Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações governamentais: a) ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, políticas de ação afirmativa, criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. b) revisão total da LDB e de seu arcabouço legal, inclusive as diretrizes de formação de professores da educação básica e superior. c) aprovação das diretrizes da carreira do magistério, prevendo jornada única, dedicação exclusiva, tempo para estudo, para a pesquisa e análise do trabalho docente. d) transformação dos polos Universidade Aberta do Brasil em centro de formação de professores, articulados à Rede Nacional de Formação Continuada de professores, geridos pelas Faculdades de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q42567 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela: a) complexidade, indeterminação, identidades híbridas, tecnologias eletrônicas, práticas culturais locais e espaços públicos plurais b) autoridade, participação, rígida disciplina, informatização e qualidade do trabalho com conhecimento c) autonomia, treinamento de habilidades, equipamentos tecnológicos, instrução popular e inovação dos métodos das ciências naturais d) informação, adoção de conteúdos formais, demonstração racional e científica e prática do trabalho industrial Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q42599 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela a) edificação de Goiânia e pela modernização agrícola. b) construção da ferrovia e pela implantação de projetos de irrigação. c) criação de projetos de colonização e por programas de transferência de renda. d) modernização da agricultura e pela edificação de Brasília Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q42570 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é a) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta. b) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética. c) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais. d) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural na modernidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q28256 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG, Ensino Superior Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma: a) A educação é uma forma de intervenção no mundo. b) O ensino prescinde de consciência ideológica. c) O ensino abstrai-se da identidade cultural para transmitir a cultura acumulada. d) Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q33351 | Eca, Lei n 8069 de 1990, Defensor Público, DPE GO, CS UFG, Ensino Superior Um conjunto articulado de ações por parte do Estado e da sociedade, desde a concepção de políticas públicas até a realização de programas locais de atendimento implementados por entidades governamentais e não governamentais, é corolário dos princípios estabelecidos no texto da Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, a) a criança e o adolescente são objetos do direito e alvos da doutrina jurídica de proteção do menor em situação irregular, nos casos de abandono, prática de infração penal, desvio de conduta, falta de assistência, entre outros. b) a doutrina da proteção integral originada através da Convenção dos Direitos da Criança aprovada pela ONU, ratificada no Brasil pela Lei Federal n. 728, de 14 de setembro de 1990, reafirma-se na doutrina do menor em situação irregular. c) a Lei n. 8.069/1990 é instrumento de controle social da infância e do adolescente, vítimas de omissões da família, da sociedade e do Estado em seus direitos básicos, dirigindo-se primariamente ao conflito instalado. d) a lei abrange uma gama variada de disciplinas voltadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente, com a responsabilidade solidariamente distribuída entre a família, a sociedade e o Estado. e) a proteção dos direitos da criança e do adolescente é do Estado, que assume primariamente a responsabilidade, tendo como princípio a adoção do menor em situação irregular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q709363 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, Ensino Superior, 2019 Texto associado. A Cidade de Goiás, declarada patrimônio histórico, surgiu às margens do Rio Vermelho, fruto da a) fixação dos entrepostos comerciais criados pelos tropeiros. b) expansão das lavouras cafeeiras realizada pelos fazendeiros. c) atividade de exploração mineradora iniciada pelos bandeirantes. d) implementação da pecuária extensiva promovida pelos colonizadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q42601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente a) do incentivo à participação cívica, devido à almejada institucionalização política dos partidos. b) dos desentendimentos entre as instâncias de poder regional, o que tornava a política goiana imune às renovações ocorridas no cenário nacional. c) do sistema eleitoral, que se tornou o selo desse pacto pela forma sistemática de controle da oposição. d) da pressão exercida pelo poder público regional com o objetivo de inserir as camadas médias num jogo político regulado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q711169 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFG, CS UFG, Ensino Médio, 2019 Texto associado. O manual de descrição de cargos é a compilação de todas as descrições de cargos da empresa, divididas por áreas, conforme a estrutura existente na organização. Há quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências geralmente encontradas nos contornos de um cargo. São eles: a) requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades, condições de trabalho. b) condições ambientais, requisitos sociais, responsabilidades, autoridade. c) cadeia de comando, requisitos físicos, remuneração, especificação de tarefas. d) requisitos mentais, requisitos funcionais, condições sociais, requisitos éticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q19728 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG, Ensino Superior O desenvolvimento dirigido a testes (TDD, do Inglês Test-Driven Development) é uma abordagem de de senvolvimento de software na qual se intercalam tes tes e desenvolvimento de código. Uma das caracterís ticas da abordagem TDD é a) a sua utilidade no desenvolvimento de softwares novos. b) o maior custo associado aos testes de regressão. c) a redução da importância da automatização dos testes. d) a sua adequação a processos de software sequenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q42580 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Grande parte das políticas educacionais brasileirasfoi reorientada a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior, pautadas no binômio inclusão e democratização (DOURADO. In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, n.100. especial. 2007). Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações governamentais: a) ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, políticas de ação afirmativa, criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. b) revisão total da LDB e de seu arcabouço legal, inclusive as diretrizes de formação de professores da educação básica e superior. c) aprovação das diretrizes da carreira do magistério, prevendo jornada única, dedicação exclusiva, tempo para estudo, para a pesquisa e análise do trabalho docente. d) transformação dos polos Universidade Aberta do Brasil em centro de formação de professores, articulados à Rede Nacional de Formação Continuada de professores, geridos pelas Faculdades de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q42567 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela: a) complexidade, indeterminação, identidades híbridas, tecnologias eletrônicas, práticas culturais locais e espaços públicos plurais b) autoridade, participação, rígida disciplina, informatização e qualidade do trabalho com conhecimento c) autonomia, treinamento de habilidades, equipamentos tecnológicos, instrução popular e inovação dos métodos das ciências naturais d) informação, adoção de conteúdos formais, demonstração racional e científica e prática do trabalho industrial Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q42599 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela a) edificação de Goiânia e pela modernização agrícola. b) construção da ferrovia e pela implantação de projetos de irrigação. c) criação de projetos de colonização e por programas de transferência de renda. d) modernização da agricultura e pela edificação de Brasília Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q42570 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é a) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta. b) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética. c) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais. d) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural na modernidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q28256 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG, Ensino Superior Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma: a) A educação é uma forma de intervenção no mundo. b) O ensino prescinde de consciência ideológica. c) O ensino abstrai-se da identidade cultural para transmitir a cultura acumulada. d) Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q33351 | Eca, Lei n 8069 de 1990, Defensor Público, DPE GO, CS UFG, Ensino Superior Um conjunto articulado de ações por parte do Estado e da sociedade, desde a concepção de políticas públicas até a realização de programas locais de atendimento implementados por entidades governamentais e não governamentais, é corolário dos princípios estabelecidos no texto da Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, a) a criança e o adolescente são objetos do direito e alvos da doutrina jurídica de proteção do menor em situação irregular, nos casos de abandono, prática de infração penal, desvio de conduta, falta de assistência, entre outros. b) a doutrina da proteção integral originada através da Convenção dos Direitos da Criança aprovada pela ONU, ratificada no Brasil pela Lei Federal n. 728, de 14 de setembro de 1990, reafirma-se na doutrina do menor em situação irregular. c) a Lei n. 8.069/1990 é instrumento de controle social da infância e do adolescente, vítimas de omissões da família, da sociedade e do Estado em seus direitos básicos, dirigindo-se primariamente ao conflito instalado. d) a lei abrange uma gama variada de disciplinas voltadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente, com a responsabilidade solidariamente distribuída entre a família, a sociedade e o Estado. e) a proteção dos direitos da criança e do adolescente é do Estado, que assume primariamente a responsabilidade, tendo como princípio a adoção do menor em situação irregular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro