Questões de Concursos Públicos: Violência

Encontre aqui questões Violência de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.

Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual.

I. A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.

II. Esse tipo de violência ocorre num âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando muitas vezes risco de vida constante e crescente para a vítima.

III. Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

Em 2017, houve uma série de rebeliões de detentos em Roraima, em Minas Gerais, em Santa Catarina, no Amazonas, no Paraná e no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências demonstram a séria crise do sistema prisional brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça.

II Um dos problemas dos presídios brasileiros é a superlotação, resultante de políticas de segurança ineficazes e da falta de celeridade da justiça.

III As referidas rebeliões ocorreram devido às precárias condições e falhas do sistema carcerário, não guardando relação com disputas entre grupos do crime organizado de outras regiões do país.

IV Para assegurar o controle do sistema carcerário, a privatização ou terceirização dos presídios tem sido apresentada como opção para solucionar a atual crise desse sistema.

Estão certos apenas os itens

A violência contra crianças e adolescentes no Brasil não é uma prática recente. Nas últimas décadas, esse fenômeno tem sido muito discutido, sobretudo após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre as várias causas que mantêm essa prática, incluem-se

As alterações emocionais às quais crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual estão sujeitas incluem

Sobre o que foi analisado na charge é correto afirmar:

Os estudos sobre violência doméstica contra a criança apontam sinais que devem ser investigados para o auxílio do diagnóstico. Dentre eles, estão:

A atuação do crime organizado parece não obedecer a fronteiras. Trata?se de fenômeno globalizado a se manifestar por distintas vias, entre as quais podem ser mencionados o narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas, a corrupção e a lavagem de dinheiro. Em larga medida, a ação desses grupos criminosos se faz acompanhar pelo uso indiscriminado da violência.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema a que ele se refere, julgue os itens subsequentes.

O crime organizado, como é o caso do tráfico internacional de drogas ilícitas e de armas, opta por não trabalhar com dinheiro vivo e foge dos denominados paraísos fiscais.

Em junho de 2013, uma série de manifestações sociais tomaram as ruas do Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As primeiras manifestações possuíam uma pauta específica, mas logo, em razão da forte repressão policial e outros motivos, o movimento cresceu, alcançando uma parcela maior da população que ampliou e diversificou o conjunto inicial de reivindicações.

As modalidades de violência doméstica praticadas contra crianças e adolescentes são classificadas em

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

Não é indicado que as unidades de saúde promovam grupos de homens com a finalidade de discutir os temas relacionados à violência contra a mulher.