A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. No Brasil, anualmente ainda morrem 4,5 mil pessoas por tuberculose, doença curável e evitável. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares (BRASIL, 2011). Sobre a hospitalização da pessoa com tuberculose, é correto afirmar:
a) é recomendada para os pacientes com tosse por mais de cinco semanas, que não realizaram exames de baciloscopia e de imagens diagnósticos, devido à dificuldade de acesso à rede de atendimento à saúde.
b) o período de internação deve ser o maior possível para garantir o tratamento mais efetivo, estendendo o tempo o suficiente para atender às razões que determinaram sua indicação.
c) em alguns casos, as orientações de biossegurança devem ser observadas, em comum acordo com os profissionais e o paciente, uma vez que certas situações podem não contribuir para reduzir a transmissão e deixar a pessoa com tuberculose e sua família constrangidos.
d) é recomendada para os pacientes em situação de vulnerabilidade social , como ausência de residência fixa, ou grupos com maior possibilidade de abandono, especialmente se for um caso de retratamento, falência ou multirresistência.