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Questões de Concurso: Treinamento e Desenvolvimento

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Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver, nos cargos de nível tático, a competência “liderança de equipes multiculturais” - envolvendo as capacidades “conhecimento da língua inglesa”, “cooperação“ e “empatia”.
Seriam técnicas adequadas para o desenvolvimento dessas capacidades, respectivamente:
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A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

As avaliações de aprendizagem permitem reconhecer e medir a aquisição ou o aprimoramento de habilidades, sendo recomendado realizar uma dessas avaliações antes do programa de capacitação e outra após a execução do programa, o que consiste no recurso conhecido como pré e pós-teste, que pode ser realizado por meio de testes escritos, provas e simulados.
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Pode ser observada uma divergência entre treinamento e desenvolvimento. Enquanto o treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa para a execução de tarefas, o desenvolvimento é voltado para
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As organizações atuam em um contexto em que as informações estão em constante mudança e as tecnologias em constante desenvolvimento, por isso é importante que seus colaboradores estejam sempre preparados para atender a estes novos desafios a partir da realização de treinamentos ou capacitações disponibilizadas pelo corpo gestor. O treinamento é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. São considerados benefícios advindos do processo de treinamento, EXCETO:
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Marras (2017) define que o processo praticado atualmente pelas organizações nos programas de treinamento é dividido nas seguintes etapas:
I. Diagnóstico. II. Programação. III. Execução. IV. Avaliação.
Quais estão corretas?
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Dentre os vários setores ou departamentos que compõem as organizações, a “gestão de pessoas” é apontada por diversos especialistas em administração como sendo de maior nível estratégico. Este entendimento parte do princípio de que as pessoas são consideradas como o bem de maior valor para as organizações, por isso investem seus recursos para mantê-las, a partir da aplicação de diversos processos típicos do setor de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, remuneração, treinamento e avaliação, etc. Sobre os objetivos da gestão de pessoas em contribuição à eficácia organizacional, incluem-se, EXCETO:
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A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

O primeiro nível na escala avaliativa de programas de capacitação corresponde à avaliação de reação, que é altamente efetiva para o reconhecimento das mudanças de desempenho pós-treinamento, pois pode ser aplicada em curto prazo e consegue captar a diversidade de elementos necessários para a transferência do aprendizado.
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A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

A avaliação de desempenho por competências faz parte da análise de necessidades de treinamento e consiste em uma análise sistemática de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada pessoa possui, permitindo que lideranças tomem decisões de alocação e capacitação de pessoal.
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A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

A etapa inicial de um treinamento é a análise das necessidades de aprendizagem daqueles que irão tomar parte nos programas de capacitação. Nessa etapa, devem-se analisar as necessidades formativas em níveis distintos, bem como as dificuldades de desempenho, pois estas são lacunas de competências essenciais para as escolhas de planejamento das ações de treinamento.
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