Questões de Concursos Públicos: Topologias

Encontre aqui questões Topologias de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Em relação à topologia de redes, considere:

I. Numa sala de espera anuncia-se a senha de número 45. Todas as pessoas escutam, mas somente o portador desta senha dirige-se ao balcão de atendimento.

II. Numa sala de reunião, a lista de presença é passada de mão em mão. Cada um dos presentes preenche seus dados e a repassa ao vizinho, até que a lista seja preenchida por todos.

Analogamente, os casos I e II estão associados, respectivamente, às características de funcionamento das topologias

Considerando as topologias físicas de rede, assinale a opção correspondente à topologia na qual todos os nós estão ligados ao mesmo meio de transmissão e todos os nós podem detectar as informações que estão sendo transmitidas.

Atualmente, a grande maioria das redes locais (LANs) de computadores é implementada por meio da topologia em Estrela. Isto se deve ao fato de que a topologia em Estrela

O fluxo de dados e bidirecional, as extremidades do cabo são terminadores do sinal, todas as estações são ligadas em paralelo ao cabo e um pedaço do circuito em curto causa a queda da rede. Tais características referem-se à topologia física de rede

A maneira como os computadores são ligados numa rede caracterizam as topologias físicas

Texto associado.
Julgue os próximos itens, relativos à administração de rede de
dados.

A topologia refere-se à descrição de como estão interconectados os diferentes elementos de rede, tais como roteadores, servidores, estações e switches. Em uma rede IP, há dois tipos diferentes de topologia: a física e a lógica. A topologia física descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede, ao passo que a topologia lógica define o formato dos dados a serem encaminhados.

Em algumas topologias de rede, onde as estações estão ligadas a um elemento concentrador, com implementação interna desconhecida e com interface compatível com as estações, é possível que estes implementem arquiteturas que possibilitem a troca de mensagens entre várias estações simultaneamente. Assim, duas estações podem obter taxas efetivas de transmissão bem maiores que aquelas obtidas quando a taxa de transmissão nominal do elemento concentrador é compartilhada entre todas as estações. O elemento concentrador que permite esse tipo de configuração é denominado